Delegação da Casa do Povo do Souto, Fontes, AbrantesPosto Médico, Fontes, Abrantes
O edifício da delegação da Casa do Povo do Souto, em Fontes, foi construído entre 1982 e 1983, por iniciativa da direção da Casa do Povo. O projeto do edifício data de 1982 e foi elaborado por Adelino Amélia Branco. Este descrevia, na sua memória descritiva, o edifício como destinado à assistência social e médica ao povo de Fontes e locais próximos, tendo uma estimativa orçamental de 1.500.000$00. Em novembro de 1983, o edifício estaria concluído, já que a direção da Casa do Povo solicitou então uma vistoria por parte da Câmara Municipal de Abrantes.
Notas
O edifício da delegação da Casa do Povo do Souto situa-se em Fontes, povoação que pertencia, na altura da sua construção, à freguesia de Souto. Desde 1985, Fontes é a sua própria freguesia, localizada no limite norte do distrito de Santarém, junto à albufeira da Barragem do Castelo de Bode, que aí existe desde 1951.
Trata-se de um edifício pequeno e de volumetria simples, composto por duas partes que, ligeiramente desfasadas, permitem a constituição de um espaço de alpendre junto à entrada.
Conforme o projeto original, organizar-se-iam em torno da sala de espera um gabinete médico, uma sala para os serviços administrativos, uma sala de repouso para “os doentes de maior gravidade”, dois sanitários e uma despensa.
O edifício foi construído com estrutura de pilares de betão armado com laje aligeirada, paredes de betão e cobertura de fibrocimento (que assim se mantinha em 2023).
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Delegação da Casa do Povo do Souto, Fontes, Abrantes. Acedido em 12/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/36331/delegacao-da-casa-do-povo-do-souto-fontes-abrantes