Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro de Dia de Vale da Senhora da Póvoa, PenamacorCantina Escolar, Vale da Senhora da Póvoa, Penamacor

O Centro de Dia de Vale da Senhora da Póvoa foi construído na segunda metade da década de 1950 como cantina escolar, tendo recebido comparticipação financeira através do Fundo de Desemprego.

Houve um projeto de adaptação e ampliação do edifício a centro de dia realizado nos anos 70 por iniciativa da Junta de Freguesia, com elaboração pelos Serviços Técnicos e Obras da Câmara Municipal de Penamacor, sem concretização. Não obstante, o edifício é utilizado como centro de dia em 2024.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício fica junto da Estrada Nacional 233, que atravessa a localidade, nas proximidades do edifício ocupado pela Junta de Freguesia de Vale da Senhora da Póvoa.

Trata-se de um edifício de planta quadrangular, desenvolvido num piso único, com cobertura de telhado de duas águas. A entrada faz-se pela porta, antecedida de pequena rampa, localizada no extremo direito da fachada principal com apontamento de pedra aparelhada, marcada por três vãos com janelas horizontais.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
c. 1960
Atividades 2

Localização

Comunidade
Morada
Rua da Vaqueira 27
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Outras Utilizações

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em maio de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro de Dia de Vale da Senhora da Póvoa, Penamacor. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/37565/centro-de-dia-de-vale-da-senhora-da-povoa-penamacor

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).