Edifício da Altice - Serviços de Telecomunicações, Castelo BrancoEdificio dos Serviços de Telecomunicações dos CTT, Castelo Branco
O edifício destinado a albergar os serviços de telecomunicações dos Correios, Telégrafos e telefones (CTT) foi construído nas traseiras do palacete no Largo da Sé, que durante décadas foi utilizado para os serviços dos correios. Foi necessário efetuar expropriações de lotes a particulares para poder edificar o novo bloco. Pretendia-se conjugar os vários equipamentos automáticos de telecomunicações num edifício projetado pelo arquiteto A. Cruz Homem da empresa Profabril, em 1974. Os primeiros estudos elaborados pela Delegação dos Edifícios para os Serviços dos CTT datam de 1969.
Atualmente, em 2024, pertence à empresa Altice.
Notas
O edifício destaca-se pela sua configuração e aparência do aglomerado urbano em que se enquadra, perto da Sé de Castelo Branco.
Trata-se de um edifício de planta retangular com sete pisos, com cobertura plana. A maior parte das fachadas possui frestas de pequena dimensão, por se tratarem de espaços ocupados por equipamentos que não necessitam de constante manipulação humana. O projeto original parece ter sido modificado, apresentando o edifício construído menor dimensão e tendo-se perdido a inclusão da habitação do chefe dos serviços dos CTT planeada para o primeiro piso.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Altice - Serviços de Telecomunicações, Castelo Branco. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/37828/edificio-da-altice-servicos-de-telecomunicacoes-castelo-branco