Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Junta de Freguesia de Cáfede, Castelo Branco

A construção do edifício para sede da Junta de Freguesia de Cáfede recebeu comparticipação estatal através do Fundo de Desemprego, ao abrigo do Plano Comemorativo de Obras Públicas de 1966. Foi concluída em 1973. O projeto foi elaborado pelo assistente técnico de engenharia civil Joaquim Miguel Serôdio Júnior. 

Até à iniciativa da construção, essa entidade funcionou na casa do presidente, que a cedia a título gracioso.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Data de Conclusão
1973
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

A memória descritiva do projeto de construção, datada de 1965, previu um edifício de dois pisos no centro da povoação. O piso inferior seria ocupado por secretaria, arquivo, instalações sanitárias, gabinete para pagadoria e gabinete para inquéritos a efetuar pela Guarda Nacional Republicana. O piso superior deveria integrar salão para sessões da junta e assembleia de voto, e uma pequena arrecadação.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
R. da Bela Vista
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Materiais e Tecnologias

Estrutura
GranitoMateriais Construção
Alvenaria HidráulicaMateriais Construção
Construção
Alvenaria de TijoloMateriais Construção
Betão ArmadoMateriais Construção

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em agosto de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia de Cáfede, Castelo Branco. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/37829/edificio-da-junta-de-freguesia-de-cafede-castelo-branco

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).