Edifício do IPMA, Castelo BrancoCentro Regional do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, Castelo Branco
O edifício atualmente ocupado pelo IPMA foi construído na década de 1980 para albergar o Centro Regional de Castelo Branco do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica. Foi uma iniciativa do próprio organismo, que integrava o Ministério dos Transportes e Comunicações, com supervisão da Direção Regional de Edifícios do Centro. Destinava-se a albergar os serviços do instituto e uma habitação.
A entrega da construção ocorreu em 1988.
Análise
O equipamento foi implantado próximo da Estrada Nacional 233, na saída norte de Castelo Branco.
Apresenta planta em L, integrando uma torre adossada. O estudo de 1981, assinado pelo arquiteto José Gabriel Diogo, previu um edificio de piso único com duas áreas. Uma destinava-se aos serviços: vestíbulo, dois gabinetes, três salas, um depósito de instrumentos, um arquivo, uma instalação sanitária e um terraço na torre. A outra zona integrava uma habitação com dois quartos com roupeiro, uma sala com kitchenette e uma instalação sanitária.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em setembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício do IPMA, Castelo Branco. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/37831/edificio-do-ipma-castelo-branco