Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Lavadouro Público em Fato, Figueiró dos Vinhos

A obra parte de um Projeto tipo de Lavadouro público de 5 células (ou 10 tanques) a construir em diversas localidades de Figueiró dos Vinhos, elaborado pelo Engenheiro Civil João Manuel dos Santos Silva no âmbito do Gabinete de Apoio Técnico de Figueiró dos Vinhos em Abril de 1977. A comparticipação do Estado é autorizada pelo Ministro da Habitação, Urbanismo e Construção em 17/11/1977. A realização da obra é delegada à Junta de Freguesia da Aguda, que realizou a obra com a fiscalização dos técnicos da Câmara Municipal, de acordo com a determinação do seu Presidente em ofício de 5/12/1977.  A obra foi iniciada em 30/10/1978, de acordo com ofício do Engenheiro Pedro António Carvalho Matias de Pina, responsável pela Direção de Equipamento de Leiria ao Diretor-Geral do Equipamento Regional e Urbano.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
post. 1979

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Lugar
Fato
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
RuralContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Este edifício foi fotografado por Diego Inglez de Souza durante uma visita de trabalho de campo a Figueiró dos Vinhos, em 2023. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstruir a história completa da obra.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Lavadouro Público em Fato, Figueiró dos Vinhos. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/4346/lavadouro-publico-em-fato-figueiro-dos-vinhos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).