Escola Básica, Celeiro, MurtosaJardim de Infância, Celeiro, MurtosaEscola Primária , Celeiro, Murtosa
O edifício da atual Escola Básica de Celeiro foi originalmente construído no âmbito do Plano dos Centenários, na década de 1940. Em dezembro de 1943, esta era a escola cuja construção a Câmara Municipal da Murtosa considerava de maior prioridade, encontrando-se então a obra já adjudicada. Em abril de 1946, um documento da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais referia a existência de uma escola em S. Gonçalo, núcleo de Celeiro, que se pretendia ampliar com mais uma sala.
Após a sua construção em meados do século XX, a escola foi alvo de várias obras de ampliação. A primeira terá correspondido à necessidade de ampliação da escola recém-construída, notada ainda na década de 1940.
Uma das outras - que se percebem em visita ao edifício, em 2024 -, foi a construção de uma sala com elementos pré-fabricados, destinada ao ensino pré-primário, que se realizou entre 25 de fevereiro e 16 de dezembro de 1981. Esta obra inseriu-se num contrato para o fornecimento e montagem de quatro salas de aula para o ensino preliminar, junto das escolas primárias de Celeiro, S. Silvestre, Monte e Quintas do Norte.
Notas
A Escola Básica de Celeiro é a única, de entre as de S. Silvestre, Monte e Quintas do Norte, onde ainda é possível encontrar e reconhecer a sala construída em 1981 para funcionamento do ensino pré-escolar.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Esta obra encontra-se em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Escola Básica, Celeiro, Murtosa. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/43821/escola-basica-celeiro-murtosa