Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício do Centro Social e Paroquial de Chafé, Viana do Castelo

O edifício do Centro Social e Paroquial de Chafé foi construído por volta de 1983, altura em que uma comissão eleita pela população, encarregada da obra, fez um pedido de apoio financeiro ao Ministério da Cultura. No pedido, a comissão descrevia a Paróquia de São Sebastiao de Chafé, situada na freguesia de Anha, com uma população de cerca de 2.800 habitantes. A obra de construção de um novo edifício para o Centro Social e Paroquial inseria-se num conjunto de melhoramentos locais levados a cabo com o apoio financeiro da população, que tinha já contribuído com “grandes verbas para caminhos públicos, aquisição de terreno para as futuras instalações da nova freguesia e com a construção de um novo cemitério”. Com um orçamento de 10.000.000$00, a obra beneficiou das contribuições da locais, mas também de uma comparticipação de 2.500.000$00 do Centro Regional de Segurança Social de Viana do Castelo, para conclusão da parte do edifício destinada a um Centro de Dia de Terceira Idade. Com a construção do edifício, o Centro Social e Paroquial pretendia agregar uma série de atividades culturais que já se praticavam na freguesia, incluindo um grupo de teatro, um rancho folclórico, uma escola de música e uma biblioteca.

Desconhece-se se a resposta do Ministério da Cultura, assim como as datas de início e conclusão da obra.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O Centro Social e Paroquial de Chafé localiza-se no centro do núcleo de Chafé, numa área que se foi consolidando como centro cívico com a construção posterior do edifício da Junta de Freguesia de Chafé e Creche e Jardim de Infância, assim como da Extensão de Saúde de Chafé/Neiva.

O edifício consiste num volume com dois pisos, do qual se salienta o salão de espetáculos, mais profundo e com pé-direito mais elevado, que se assume como o elemento central da planta. A entrada faz-se através e um alpendre, que dá acesso a um hall em torno do qual se organizam a biblioteca, os sanitários, o salão e as escadas para o primeiro piso. No primeiro piso encontram-se salas de catequese, um salão, uma sala de diversões e jogos, e outras, ilegíveis na planta.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
c. 1984
Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Estrada da Amorosa
Distrito Histórico (PT)
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício do Centro Social e Paroquial de Chafé, Viana do Castelo. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/46649/edificio-do-centro-social-e-paroquial-de-chafe-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).