Fontanário Lavadouro, Pias, Lousada
O fontanário e lavadouro de Oitava, na freguesia de Pias, Lousada, foi construído com base em projeto de 1966, com orçamento estimado de 85.500$00. A memória descritiva do projeto descreve a sua necessidade, explicando que o lugar de Oitava se abastecia de água, durante o inverno, através de uma galeria de mina aberta sob terrenos de cultivo e, durante o verão, de um pequeno charco próximo, com condições sanitárias precárias.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Análise
Este equipamento faz parte de um conjunto de fontanários-lavadouros com projetos da mesma data, tendo-se identificado um para Caíde do Rei e outro para Sousela, cujas localizações se desconhecem.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em novembro de 2024, com base em fontes documentais. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Fontanário Lavadouro, Pias, Lousada. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/48055/fontanario-lavadouro-pias-lousada