Edifício da Associação Social Recreativa e Cultural de Vale da Torre, Lardosa, Castelo Branco
A Associação Social Recreativa e Cultural de Vale da Torre foi fundada em 1975 com o propósito de auxiliar a população local em assuntos de cariz social, cultural, recreativo e desportivo, pretendendo colaborar com as autarquias locais para arranjar soluções para os problemas que afetavam os habitantes. Entre os problemas mais prementes encontrava-se a inexistência de um posto médico na localidade e o facto de os reformados necessitarem de se deslocar a Lardosa para receberem a pensão da Casa do Povo, tarefa difícil pela ausência de transportes públicos.
Tendo-lhe sido cedido um antigo edifício escolar que se encontrava em ruínas, a associação solicitou auxílio financeiro estatal para as obras de adaptação e ampliação, que se juntaria a uma recolha de donativos. Pretendia-se que o edifício integrasse zona de convívio (com televisor, rádio e bar); uma sala recreativa (para festas, reuniões culturais, entre outros eventos); uma sala cultural com biblioteca; um gabinete médico com posto de primeiros socorros e gabinete para o funcionário da Casa do Povo de Lardosa fazer o pagamento das reformas; balneários e cozinha.
As obras ficaram concluídas em 1978, tendo beneficiado de comparticipação financeira estatal e de apoio técnico da Direção de Urbanização de Castelo Branco.
A sede da associação permanece em funcionamento em 2024.
Análise
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em agosto de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Associação Social Recreativa e Cultural de Vale da Torre, Lardosa, Castelo Branco. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/48307/edificio-da-associacao-social-recreativa-e-cultural-de-vale-da-torre-lardosa-castelo-branco