Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Escola Básica, Macieira, Lousada

A Escola Básica de Macieira foi construída por volta de 1982, com um orçamento, estimado pela Câmara Municipal de Lousada, de 9.000.000$00. O edifício tinha 6 salas e pertencia a um tipo de edifício escolar de planta livre, as chamadas Escolas P3. No entanto, em 1991, a Câmara Municipal de Lousada encetou esforços no sentido de serem colocadas divisórias amovíveis no seu interior e, em fevereiro de 1992, deliberou executar estes trabalhos por administração direta, através da sua Divisão de Obras Municipais.

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1982

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Av. da Igreja
Distrito Histórico (PT)
PortoDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PrimáriaTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em novembro de 2024, com base em fontes documentais e bibliográficas. Relativamente aos edifícios escolares do concelho de Lousada, destaca-se a importante investigação realizada por Luís Ângelo Fernandes, com base em documentação primária, salientando-se aquela existente no Arquivo Municipal de Lousada, informação do periódico local O Jornal de Lousada, e ainda testemunhos locais, publicada no livro Uma História da Educação em Lousada.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica, Macieira, Lousada. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/48717/escola-basica-macieira-lousada

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).