Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Torreira, Murtosa

O Bairro de Casas Pré-Fabricadas da Murtosa - designado Bairro Social da Torreira em várias notícias sobre a sua demolição e realojamento dos seus residentes - terá sido, em grande parte, demolido em torno de 2011. Algumas casas ainda permaneciam de pé aquando de visitas realizadas ao local em 2024. De acordo com o testemunho de Dominga Brandão, moradora de um bairro vizinho, estas mantêm-se devido à recusa dos seus moradores em aceitar realojamento em habitação municipal próxima. De acordo com o mesmo testemunho, os moradores das casas pré-fabricadas eram, maioritariamente, pescadores. Esta ocupação foi a razão de vários dos moradores resistirem ao realojamento: os novos apartamentos não dispunham de local para armazenar os materiais de pesca.

 

Para o registo pormenorizado dos testemunhos recolhidos sobre a experiência e memórias de uso deste conjunto, consultar a secção Documentação, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1978
Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Encontram-se semelhanças entre as casas observadas no local em 2024, assim como no registo disponível no Google Street View do aspeto do Bairro em 2010, e outros bairros de casas pré-fabricadas em madeira construídas nos anos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, muitos dos quais no âmbito do Programa CAR. Assim, embora não se tenha encontrado documentação relativa ao Bairro Social da Murtosa, considera-se que este tenha sido construído por volta de 1978.

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Rua Salvadores do Nathalie
Distrito Histórico (PT)
AveiroDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
DemolidoEstado da Obra
Ruína ParcialEstado da Obra

Fórum

Documentação

Registos e Leituras

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera, realizado ao longo de 2024, e foi reunida através de testemunhos recolhidos no local.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Torreira, Murtosa. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/50420/bairro-de-casas-pre-fabricadas-torreira-murtosa

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).