Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Casa do Povo de Marinhais, Salvaterra de Magos

Foi identificado um pedido para constituição da Casa do Povo de Marinhais em 1941, num momento em que a freguesia possuía cerca de 5.000 habitantes. No entanto, os seus estatutos somente foram aprovados em 1969.

Em 1973, houve intenções de construir um edifício para acomodar a sede da Casa do Povo de Marinhais, tendo sido selecionado um terreno em posição central do aglomerado populacional. A construção, incluindo um pavilhão desportivo e recreativo, terão sido inscritos no Plano de Construções de Sedes de Casas do Povo de 1974-1979.

A documentação consultada não permitiu confirmar as datas de construção, nem a autoria do projeto.

Em 2022, as instalações do serviço de ambulâncias foram escolhidas como localização de um novo posto de saúde em Marinhais.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
Déc. 1970

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
R. dos Grilos 15, Marinhais
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em fevereiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Casa do Povo de Marinhais, Salvaterra de Magos. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/55437/edificio-da-casa-do-povo-de-marinhais-salvaterra-de-magos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).