Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Bairro da Casa do Povo de Santa Eulália, Elvas

Tanto quanto a documentação permite compreender o Bairro da Casa do Povo de Santa Eulália, no concelho de Elvas, foi construído por iniciativa da Casa do Povo e destinava-se à habitação económica dos seus sócios e tinha por intenção resolver as fracas condições de habitabilidade dos trabalhadores rurais da aldeia.

O processo de construção do bairro ter-se-á iniciado em dezembro de 1937, com um pedido efetuado pela Casa do Povo de Santa Eulália à Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, com vista à comparticipação do Estado na obra de construção de um grupo de 30 habitações económicas.

Em novembro de 1945, o Ministério das Obras Públicas e Comunicações atribui uma comparticipação de 200.000$00, através do Fundo de Desemprego, à Casa do Povo para a construção de 20 moradias económicas. O projeto contava com um orçamento total de cerca de 522.600$00.

De acordo com o Mapa da Habitação, a construção do bairro só viria a ser concluída em 1965.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1965
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O bairro é composto por 20 moradias.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Avenida António Rondão Almeida
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

Fórum

A informação constante desta página foi coligida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Bairro da Casa do Povo de Santa Eulália, Elvas. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/55668/bairro-da-casa-do-povo-de-santa-eulalia-elvas

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).