Escola Primária da Boa Fé, Elvas
Tanto quanto a documentação permite compreender, a obra de construção da Escola Primária da Boa Fé terá sido concluída em 1952, sob direção de obra do Eng.º Celestino António da Veiga Neves David.
De acordo com um testemunho anónimo, por volta de 1963 um dos edifícios destinava-se ao ensino primário e ao outro ao, à época, designado por Ciclo.
Análise
A escola foi inicialmente construída com 2 edifícios, cada um deles com 4 salas - estando um destinado ao sexo feminino e outro destinado ao sexo masculino.
Contudo, de acordo com um testemunho anónimo, por volta de 1963 a escola seria já mista. A zona de recreio era igualmente partilhada, ainda que estivesse separada por níveis de ensino - uma zona destinada ao ensino primário e outra destinada ao Ciclo. O testemunho acrescenta que o recreio dispunha de árvores e possibilitava a brincadeira e jogos das crianças. No que respeita às salas, estas eram confortáveis e dispunham de mesas de 2 lugares - sendo cada uma destinada a apenas 1 única turma.
Foram ainda inseridos no conjunto 2 edifícios semelhantes, em data desconhecida, bem como foi construída uma cantina escolar em 1953 - que em 2025 funciona como Jardim de Infância.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Documentação
A informação constante desta página, redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, foi reunida através de diferentes fontes documentais e bibliográficas e do testemunho anónimo que pudemos recolher na Noite Europeia dos Investigadores, em Lisboa (setembro de 2024).
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Escola Primária da Boa Fé, Elvas. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/55686/escola-primaria-da-boa-fe-elvas