Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Convento de Santa Clara, ElvasNoviciado da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, Elvas

A Congregação das Irmãs Concepcionistas da Beata Beatriz da Silva ao Serviço dos Pobres instalou o seu noviciado em Elvas, naquele que é conhecido como o Convento de Santa Clara.

Construído no local do antigo Convento de Santa Clara e junto à Igreja do mesmo, a construção do edifício do Noviciado das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres ter-se á iniciado em 1965, com a abertura do processo com vista à comparticipação da obra pelo Estado.

Em setembro 1968, o Ministério das Obras Públicas concedia uma comparticipação de 587.500$00 à Congregação, através do Fundo de Desemprego, para a construção do noviciado.

A obra do noviciado seria concluída em 1970, com um projeto da autoria do Eng.º João Castro Freire.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1970
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício contemplava, na sua origem, uma portaria, serviços médicos, sala de reuniões, secretaria, salão de estar, refeitório, copa e despensa.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Rua Franscisco da Silva
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Educação ˃ NoviciadoTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Convento de Santa Clara, Elvas. Acedido em 20/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/56157/convento-de-santa-clara-elvas

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).