Estação Meteorológica, Portalegre
Tanto quanto a documentação permite compreender, a Estação Meteorológica de Portalegre terá sido construída entre as décadas de 1950-1950.
Em 1958 seria concluídos os trabalhos de terraplanagens, construção do edifício e arranjos exteriores.
Em 1967 seria concluída a construção do edifício, projetado pelo Arq. Eduardo Moreira Santos - que viria a ser inaugurada em 1968.
Em dezembro de 1969 o Ministério das Obras Públicas concederia à Câmara Municipal de Portalegre uma comparticipação no valor de 31.400$00, através do Fundo de Desemprego, para a ampliação da Estação.
Em 1970 seriam concluídas as obras de ampliação, com a construção de uma garagem, projetada pelo mesmo arquiteto.
Análise
A Estação Meteorológica de Portalegre era constituída, na sua origem, por edifício de piso único com duas zonas distintas, estando uma destinada aos serviços e outra a habitação de um funcionário.
Mais tarde, seria construída uma garagem anexa.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
A documentação localizada nos Arquivos e Coleções Documentais da Ex-DGEMN foi recolhida e sistematizada por Sofia Diniz em 2022.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Estação Meteorológica, Portalegre. Acedido em 02/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/56858/estacao-meteorologica-portalegre