Escola Básica / Jardim de Infância de Alcáçova, ElvasEscola Básica do 1º Ciclo de ElvasEscola Primária de ElvasEdifício Escolar de Elvas
A Escola Básica/Jardim de Infância de Alcáçova, em Elvas, foi construída com o intuito de instalar e organizar o ensino primário público no núcleo histórico de Elvas - dando resposta à crescente necessidade de instrução da população.
Tanto quanto a documentação recolhida e analisada permite compreender, terá sido construída no início do século XX, de acordo com um projeto-tipo da autoria do Arq. Adães Bermudes - figura incontornável no que às construções escolares respeita.
Atendendo à sua arquitetura, respeitando o referido projeto-tipo, não é certo que a sua construção date de 1957 (conforme parece indicar alguma documentação), sendo possível que seja anterior.
Construída inicialmente com 2 salas, viria a ser ampliada em 1970 para um total de 4 salas, sob direção do Eng.º Joaquim António Moreira Carneiro.
Atualmente [2024] mantém, de uma forma geral, o seu aspeto e funções iniciais.
Análise
O projeto da Escola Básica/Jardim de Infância de Alcáçova segue o projeto-tipo do Arq. Adães Bermudes.
A Escola Básica/Jardim de Infância de Alcáçova localiza-se intramuros, no centro histórico de Elvas, na zona onde existira o antigo Convento das Domínicas - demolido no início do século XX pelo estado de ruína em que se apresentava, restando apenas a Igreja que a este pertencia. Insere-se, por isso, na malha urbana, nas imediações da referida igreja, do pelourinho, do Cineteatro Municipal de Elvas e dos Quartéis de São Martinho.
O seu programa respeita o estilo do projeto-tipo do Arq. Adães Bermudes e é composto por 4 salas, distribuídas por 2 corpos. O corpo principal, de planta retangular, apresenta 3 volumes principais, sendo o central e mais alto destinado à residência dos professores e os laterais, de apenas um piso, destinados a salas de aula. Pela presença de duas entradas independentes, acreditamos tratar-se de uma escola de raíz mista (masculina e feminina). Estas, dariam acesso a um vestíbulo de acesso à respetiva sala, com capacidade para um máximo de 50 alunos cada (à época da sua construção).
Destaca-se o volume da referida habitação destinada inicialmente a residência dos professores, num segundo piso que pontua o centro do conjunto - dando resposta à crescente valorização e dignificação social da profissão do professor. Esta compunha-se por várias dependências e um sótão, com janelas voltadas para a fachada principal. Crê-se que esta habitação, de forma a adaptar-se ao funcionamento recente dos edifícios escolares, foi refuncionalizada e passou a ser utilizada como sala de professores e reunião.
A fachada principal é pontuada por vãos com lintel ligeiramente curvo em granito, que asseguram a luz e ventilação naturais.
Na fachada posterior, um pátio com recreio coberto articula as instalações sanitárias adossadas aos volumes das salas de aula na zona dos alpendres. Neste surge ainda uma ligação ao segundo corpo - fruto da ampliação para 4 salas em 1970 - com aspeto semelhante ao projeto-tipo no que aos vãos respeita.
Atualmente [2024], a Escola mantém as suas funções, bem como praticamente todas as suas características, com poucas alterações ao nível da arquitetura.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
Fórum
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica / Jardim de Infância de Alcáçova, Elvas. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/5796/escola-basica-jardim-de-infancia-de-alcacova-elvas