Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Associaçao Cultural, Recreativa e Desportiva de Atenor, Miranda do DouroEscola Primária, Atenor, Miranda do Douro

Embora tenha existido um projeto para uma escola primária a construir na freguesia de Atenor, elaborado em 1944, o processo de conceção e construção do edifício realmente edificado só foi iniciado em 1957. A memória descritiva e justificativa do projeto não realizado descrevia Atenor como uma freguesia com aproximadamente 250 habitantes, onde o ensino primário se realizava numa casa, “cedida por favor”, que não apresentava os necessários requisitos de higiene, e propunha a construção de uma escola para 30 alunos. O projeto de 1957 correspondia a um edifício de uma sala, misto, do tipo rural, e foi finalizado no ano de 1961.

Em 2023, o edifício da antiga escola albergava a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Atenor.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Data de Conclusão
1961
Programa

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Morada
Rua da Igreja, Atenor, Miranda do Douro
Distrito Histórico (PT)
BragançaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PrimáriaTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Associaçao Cultural, Recreativa e Desportiva de Atenor, Miranda do Douro. Acedido em 03/12/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/8717/associacao-cultural-recreativa-e-desportiva-de-atenor-miranda-do-douro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).