Comunidade, Proximidade, AçãoComunidad, Proximidad, AcciónCommunity, Proximity, Action
Experimental
Todos residimos, trabalhamos, estudamos, convalescemos e nos divertimos em espaços sobre os quais sabemos pouco.
Se soubermos mais e melhor, e se esse conhecimento for coletivamente construído – conjuntamente por quem investiga a história e a arquitetura destes espaços e por quem os criou e deles usufrui ou usufruiu –, poderemos contribuir para a tomada de decisões informadas sobre que edifícios e conjuntos podemos manter, reutilizar e substituir.
Arquitectura Aqui interessa-se por edifícios e conjuntos urbanos de utilização coletiva planeados e erguidos em Portugal e Espanha entre 1939 e 1985, acompanhando a história paralela e partilhada dos dois países desde as ditaduras de Salazar e Franco até aos processos de transição para a Democracia e de integração europeia.
Juntamente com comunidades dos dois países estudamos a encomenda, realização e vida útil de equipamento essencial resultante de esforços coletivos (dos poderes central e local até à filantropia, aos grupos e aos indivíduos) e dedicado a: Cuidados médicos e assistenciais (centros de saúde e assistência, lares); Serviços gerais e sociais (instalações municipais e de freguesia, centros comunitários e associativos, mercados, higiene e salubridade); Habitação de realojamento e renda mínima; Segurança pública (quartéis de bombeiros, guarda e polícia); Educação (escolas, creches e infantários); Cultura e lazer (museus, bibliotecas, equipamento desportivo); e Apoio à produção agrícola associativa (cooperativas, silos, lagares, adegas).
Conhecendo melhor, podemos decidir melhor como atualizar e aperfeiçoar este património de usufruto coletivo.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Comunidade, Proximidade, Ação. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/t/obras/5460/nucleo-de-apoio-ao-toxicodependente-de-elvas