Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Celestino António da Veiga Neves David

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Anos Nascimento-Óbito
1917-1991
Nome Alternativo
Celestino David
Local de Nascimento
Formação
Engenharia Civil
Instituição de Formação
Instituto Superior TécnicoInstituição de Formação
Organização / Cargo
Direção das Construções Escolares do Sul Diretor 1972 ?1979 ?Organização

Análise

Nota Biográfica

"Celestino António da Veiga Neves David, nasceu em Évora em 16 de Fevereiro de 1917, tendo falecido nesse mesmo dia do ano de 1991. Primogénito da família David, será o mais velho de sete irmãos. Será nesta cidade que passará toda a sua vida, a exceção do período em que estudou no Instituto Superior Técnico. Completou aqui a instrução primária, e mais tarde o Liceu Nacional. Tendo sido membro integrante da Academia, tal como seu irmão Raul, e participado, como é natural, nas diferentes tradições académicas da época, tendo posteriormente, como já referi, cursado engenharia no Instituto Superior Técnico. Os Engenheiros saído do IST, e também da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, distinguiam-se pela qualidade da formação, em consequência do grau de exigência daquela Instituição. Do seu casamento com Maria Cândida Henriques Gomes Froes David nascerão dez filhos. Embora sem militância política ativa na época, Celestino David, pode ser considerado um católico progressista, tendo feito parte de um movimento de intelectuais eborenses, em conjunto com alguns amigos, tais como o Trindade ou o Arq.º Bagulho, que questionavam o estado vigente do país, tendo este movimento um discurso pouco alinhado com a ditadura, contra a censura e a guerra colonial. Nunca quis fazer parte do aparelho do regime, nem tão pouco estar a ele associado, apesar das várias solicitações que lhe foram realizadas, para ocupar cargos de alguma relevância e conotação política. Será já depois da revolução de 25 de Abril de 1974, que ocupará o cargo de Vereador na CME, onde terá um especial apreço e preocupação por questões associadas ao património edificado desta cidade-museu.

(...)

Os seus trabalhos multiplicam-se por todo a região do Alto Alentejo, surgindo alguns, poucos, no Algarve, na Beira Interior e Ribatejo."

in Rocha, Marco Miguel - O Espólio da Família David. Relatório de estágio no âmbito do Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural, ramo Património Artístico e História da Arte, Universidade de Évora, Évora, 2018, p. 56

Responsável pela direcção de obra dos estabelecimentos escolares nos distritos de Évora, Beja, Setúbal e Faro (informação aferida a partir das publicações de Obras Públicas Concluídas do MOP [1950-1962])

Em Junho de 1976 e Janeiro de 1979 era director da Direcção das Construções Escolares do Sul (segundo pesquisa rápida no Google onde apareceram resultados do Diário da República).

Em Julho de 1978 surge como vereador na Câmara Municipal de Évora, segundo ata de reunião encontrada em pesquisa rápida no Google.

Irmão de João Raul da Veiga Neves David (1919-1999), arquiteto.

Bibliografia

Rocha, Marco Miguel - O Espólio da Família David. Relatório de estágio no âmbito do Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural, ramo Património Artístico e História da Arte, Universidade de Évora, Évora, 2018. [ http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/24444 ]

Relações

Autoria de 12
Autoria Projeto Arquitetura 2
Intervenção / Apreciação em 15
Autoria Projeto Estabilidade 3
Autoria Projeto Paisagismo

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Celestino António da Veiga Neves David. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/agentes/pessoas/4592/celestino-antonio-da-veiga-neves-david

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).