Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Odemira

O concelho de Odemira, com uma área de 1721 km2 e uma população de 29.538 habitantes (Censos 2021), caracteriza-se pela diversidade de paisagem: planície, serra e uma extensa faixa costeira. O município é administrativamente dividido em 13 freguesias: Relíquias, Sabóia, São Luís, São Martinho das Amoreiras, Vila Nova de Milfontes, Luzianes-Gare, Boavista dos Pinheiros, Longueira/Almograve, Colos, Santa Clara-a-Velha, São Salvador e Santa Maria, São Teotónio e Vale Santiago.

Odemira encontra-se limitada a norte pelos municípios de Sines e Santiago do Cacém, a este por Ourique, a sul por Silves, Monchique e Aljezur, sendo delimitado a oeste pelo oceano Atlântico.

A atividade turística concentra-se principalmente no litoral. Este território é também centro de produção agropecuária, atividades que beneficiam do sistema de rega alimentado pelo rio Mira.

O setor primário ocupa 1/3 das atividades económicas, apresentando como um Concelho turístico, mas com forte componente rural, nomeadamente na agricultura, silvicultura, pecuária e exploração florestal. O setor terciário é preponderante, correspondendo a 59% da dinâmica do município, sobretudo no comércio e serviços.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Equipamento da comunidade

Obras 9

Localização

País
Localização
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)

Documentação

Registos e Leituras

Recursos

Imagem

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Odemira. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/16432/odemira

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).