Odemira
O concelho de Odemira, com uma área de 1721 km2 e uma população de 29.538 habitantes (Censos 2021), caracteriza-se pela diversidade de paisagem: planície, serra e uma extensa faixa costeira. O município é administrativamente dividido em 13 freguesias: Relíquias, Sabóia, São Luís, São Martinho das Amoreiras, Vila Nova de Milfontes, Luzianes-Gare, Boavista dos Pinheiros, Longueira/Almograve, Colos, Santa Clara-a-Velha, São Salvador e Santa Maria, São Teotónio e Vale Santiago.
Odemira encontra-se limitada a norte pelos municípios de Sines e Santiago do Cacém, a este por Ourique, a sul por Silves, Monchique e Aljezur, sendo delimitado a oeste pelo oceano Atlântico.
A atividade turística concentra-se principalmente no litoral. Este território é também centro de produção agropecuária, atividades que beneficiam do sistema de rega alimentado pelo rio Mira.
O setor primário ocupa 1/3 das atividades económicas, apresentando como um Concelho turístico, mas com forte componente rural, nomeadamente na agricultura, silvicultura, pecuária e exploração florestal. O setor terciário é preponderante, correspondendo a 59% da dinâmica do município, sobretudo no comércio e serviços.
Equipamiento de la comunidad
Ubicación
Documentación
Recursos
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Odemira. Accedido en 24/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/16432/odemira