Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Castro Marim

Castro Marim é um dos 16 concelhos que compõem a região do Algarve. Localiza-se maioritariamente na zona interior do sotavento algarvio, fazendo fronteira com Espanha, separado pelo Rio Guadiana. Confina com os concelhos algarvios de Alcoutim, Tavira e Vila Real de Santo António, dividindo este último em duas partes o que lhe permite ter uma pequena extensão de território banhado pelo oceano Atlântico.

Ocupa uma área de 300,84 km² distribuída por quatro freguesias – Altura, Azinhal, Castro Marim e Odeleite –, que se estendem do litoral ao interior e se inserem em várias unidades de paisagem: “Vale do Baixo Guadiana e afluentes”, que se desenvolve por mais de uma centena e meia de kms mantendo as suas “características fundamentais, pelo seu caráter vincadamente associado ao rio e às funções que ele tem desempenhado ao longo do tempo e porque se destaca claramente das suas envolventes”; “Serra do Caldeirão” na sua “subunidade 122c, a leste, no prolongamento da Serra do Caldeirão até ao vale do Guadiana, o relevo continua acidentado e os solos muito degradados, sobretudo como resultado das sucessivas campanhas de trigo.”; “Barrocal Algarvio”, caracterizado “pela particularidade do seu relevo, o vermelho escuro forte dos solos e a frequente presença de afloramentos rochosos que têm grande realce na paisagem pelo contraste das suas cores claras relativamente às tonalidades barrentas de onde emerge” que terminam no território do concelho de Castro Marim; “Ria Formosa” pela faixa litoral com várias praias de extensos e planos areais que integram o concelho e onde se desenvolvem as atividades económicas mais ligadas ao turismo; e por fim, “Foz do Guadiana”, na qual os “elementos preponderantes nesta unidade de paisagem são a presença do sapal de Castro Marim, do rio Guadiana e do mar, bem como o domínio absoluto da horizontalidade e baixas altitudes.

Castro Marim ergue-se no local em que as terras inundáveis do Guadiana se confrontam com o Barrocal, tendo como pano de fundo os primeiros contrafortes da serra do Caldeirão. A paisagem reflete uma constante e histórica luta entre a força de um rio e o complexo sistema húmido adjacente, que constitui uma das áreas de sapal mais importantes do país.” (2004, vol. V, pp. 93, 174, 199, 209 e 215).

Sobranceira ao antigo sistema lagunar que ao longo dos tempos tem perdido terreno, ergue-se o núcleo urbano antigo em torno do castelo medieval e que, só muito tardiamente, se desenvolveu para poente, onde identificamos alguns dos poucos melhoramentos que a comunidade recebeu na segunda metade do século XX: o antigo mercado municipal ao qual foram adossados posteriormente os sanitários públicos ou o pequeno bairro de casas pré-fabricadas.

Este concelho, com cerca de 6.439 habitantes (INE, 2023) está entre os menos populosos concelhos da região.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Obras 5

Localização

Distrito Histórico (PT) / Provincia (ES)
FaroDistrito Histórico (PT)
País

Análise

Notas Adicionais
Notas


Documentação

Documentos 3

Recursos

Imagem

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

A fotografia aérea que ilustra esta página foi gentilmente cedida pelos serviços da Câmara Municipal de Castro Marim, à qual deixa aqui o nosso público agradecimento.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Castro Marim. Acedido em 07/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/2464/castro-marim

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).