Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Loulé. Territórios, Memórias, Identidades

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Loulé. Territórios, Memórias, Identidades
2017
Relacionado com
LouléComunidade

Análise

Nota de Leitura

Esta obra corresponde ao catálogo da exposição temporária Loulé. Territórios, Memórias e Identidades, que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia (MNA), até 2018, e que resultou duma colaboração entre a Câmara Municipal de Loulé/Museu Municipal de Loulé (CML/MML) e o MNA, contando com o apoio de várias outras entidades.  

A coordenação geral do projeto expositivo foi da responsabilidade de Dália Paulo (Diretora Municipal CML), António Carvalho (MNA) e de Rui Roberto de Almeida (MML) e a coordenação editorial do respetivo Catálogo ficou a cargo de António Carvalho (MNA), Lívia Cristina Coito (MNA), Rui Roberto de Almeida (MML) e de Susana Toureiro (INCM) e contou com a colaboração de 43 autores/investigadores no que se refere apenas aos conteúdos escritos.

 Esta obra "assume-se como o estado da Arte da investigação arqueológica do concelho de Loulé e conta a história das comunidades que o constituíram entre a Pré-História e a Idade Média, assente nos vestígios arqueológicos e nas fontes documentais conservados nas instituições que laboriosamente constroem as memórias e as identidades de Loulé."

Introdutoriamente:

Lídia Jorge encanta-nos com a sua visão poética da paisagem louletana e o seu amor à terra.

Joaquim Romero Magalhães contextualiza-nos com a sua visão e o seu profundo conhecimento sobre vários séculos de história desta terra e deste concelho, das origem à contemporaneidade.

E Carlos Fabião introduz-nos ao estado da Arte da arqueologia no concelho de Loulé, que é a razão de ter existido uma exposição temporária sobre temática e a razão de ser do presente catálogo. 

O artigo de Ana Ramos-Pereira "Territórios de Loulé" (pp. 42-56) resume de forma objetiva o território do concelho de Loulé que condensa no fundo "a diversidade de territórios do Algarve. tradicionalmente consideram-se três territórios maiores: a Serra, o Barrocal e o Litoral" . 

Obs.: Devido ao elevado número de autores que contribuíram para a presente publicação optou-se por considerar no campo "Autoria" as entidades responsáveis pela coordenação editorial da obra. 

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Loulé. Territórios, Memórias, Identidades. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/bibliografia/48919/loule-territorios-memorias-identidades

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).