Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Conversa anónima-03, Viana do Castelo

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Conversa anónima-03, Viana do Castelo

Conteúdo

Registo da Observação ou Conversação

Conversa com um comerciante do mercado na loja de frutas. A sua loja chama a atenção por ter expostos quadros de pintura nas paredes. Nos cumprimenta ao passar em frente e começamos uma conversa amena. O seu atendimento é amável e comenta que gosta de cumprimentar e dar uma atenção pessoal ao cliente. Agradecemos a sua atenção e entusiasmo em nos ensinar a vida que esse mercado esconde.

Assim como o resto dos comerciantes, ele nos comenta que a relocalização do mercado nas antigas instalações do antigo edifício da Federação Nacional dos Produtores de Trigo foi prejudicial para o seu funcionamento. A localização anterior era central e articulava-se com outros comércios e serviços da cidade, facilitando a visita não propositada por pessoas que se deslocam ao centro ou passeiam na zona marginal.

Refere também que a instalação no edifício atual deveria ter sido provisória, esperando-se que, em três anos, os comerciantes regressassem ao centro, para um novo mercado. O novo mercado ainda não foi construído, embora exista hoje um projeto para tal, após a demolição do prédio Coutinho.

Antes de ser deslocados, ele, como comerciante do mercado, queixou-se aos responsáveis políticos e manifestou a sua preocupação e a sua opinião negativa sobre a relocalização do mercado, mas não obteve uma resposta satisfatória. De acordo com a sua experiência, o mercado anterior tinha boa articulação com a zona de feira no centro, o que facilitava o afluxo de pessoas ao mercado.

Salienta que a distribuição dos espaços de venda no mercado atual devia respeitar mais ou menos a distribuição do mercado anterior. Nesse sentido, ele não aceitou o primeiro espaço que lhe foi atribuído, por ser um dos últimos do primeiro piso, tendo conseguido trocar para um próximo das escadas, embora o aluguer seja mais alto.

A recolha e incorporação do testemunho oral foram elaboradas por Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo, com base numa conversa informal mantida em setembro de 2024.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Conversa anónima-03, Viana do Castelo. Acedido em 07/12/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/50231/conversa-anonima-03-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).