Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Conversa anónima-02, Abrantes

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Conversa anónima-02, Abrantes

Conteúdo

Registo da Observação ou Conversação

Conversação informal com um habitante de Abrantes. Seguem-se algumas informações:

Mercado Municipal atual

Este morador frequenta esse mercado para adquirir produtos, embora esses não sejam produzidos localmente, mas sim provenientes de outros lugares. Ele faz referência à sua horta que já não consegue sustentar devido a problemas de saúde.

Grémio da Lavoura

Esse edifício sofreu mudanças no seu uso ao longo do tempo, passando de ser um espaço associado com atividades agropecuárias a se transformar em escritórios de finanças e, finalmente, em um espaço privado. Nessa época como Grêmio, oferecia benefícios aos agricultores locais, como descontos nos produtos agrícolas para os sócios, e servia como ponto de encontro para agricultores. Este morador não consegue especificar quando deixou de funcionar como Grémio da Lavoura.

A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa informal mantida em outubro de 2024.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Conversa anónima-02, Abrantes. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/54420/conversa-anonima-02-abrantes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).