Conversa anónima-06, Abrantes
Identificação
Conteúdo
Conversa informal com uma moradora de Tramagal. Seguem-se algumas informações:
Esta moradora chegou à Tramagal aos 24 anos de idade e atualmente é uma pessoa idosa.
Mercado Municipal de Tramagal
Ela menciona que, anteriormente, o mercado municipal era muito ativo e que incluía uma variedade de lojas para comercialização de alimentos e produtos diversos, como carne, leite, legumes e frutas. Ela expressa uma profunda tristeza pela falta de uso de edifícios como o mercado, ou pela deterioração de edifícios que antigamente tiveram grande vida social e que hoje encontram-se abandonados. O seu testemunho também reflete um declínio comercial agravado pelo fechamento de fábricas e a centralização de serviços em grandes supermercados.
Palco
Menciona o palco como um lugar importante de animação social e cultural. Aqui realizam-se concertos e eventos culturais, especialmente durante as festas de verão.
Outras questões
Esta senhora reflete sobre as mudanças sociais, especialmente após a pandemia, com os idosos ficando mais isolados em casa e os jovens mais focados em dispositivos eletrônicos, o que ela vê como prejudicial à interação social e à saúde.
Esta moradora descreve como a metalúrgica, que antes produzia ferramentas agrícolas, não conseguiu competir com maquinários mais avançados, resultando na perda de empregos. Além disso, ela acha que os jovens de hoje não têm o mesmo interesse ou oportunidade de aprender ofícios como antigamente, o que contribui para o desemprego juvenil. Também lamenta a falta de oportunidades de emprego para os jovens locais, que agora buscam trabalho fora da vila ou em poucas fábricas que ainda ficam em Tramagal.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa informal mantida em outubro de 2024.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Conversa anónima-06, Abrantes. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/54425/conversa-anonima-06-abrantes