Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Nota de Visita da Casa do Povo de Mazarefes, Viana do Castelo

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Nota de Visita da Casa do Povo de Mazarefes, Viana do Castelo

Conteúdo

Registo da Observação ou Conversação

Do projeto Arquitectura Aqui, as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo gostaríamos de agradecer a grande cordialidade e hospitalidade que sempre recebemos dos profissionais do restaurante da Casa do Povo de Mazarefes. Especialmente agradecemos as mulheres que gerem o restaurante, que nas nossas várias visitas nos receberam com grande simpatia e gentileza e procuraram colaborar em tudo o que estava nas suas mãos.

Seguem-se algumas observações do espaço publico da Casa do Povo de Mazarefes:

O restaurante tem movimento e clientes, mas não é muito barulhento. O ambiente é usualmente tranquilo. Por vezes os clientes costumam ficar em silêncio a ver televisão. Maioritariamente é frequentado por homens de meia-idade e idosos, mas também por alguns casais.

A sala de jantar não é grande, tem cerca de 8 mesas, todas elas pequenas. Tem uma grande janela com vista para o pátio exterior que foi transformado em parque de estacionamento. A sala de jantar tem ligação a um corredor que conduz à cozinha. A casa de banho é acessível através de uma porta da sala de jantar, e entra-se por um longo corredor. Aqui podem ver-se várias salas e ao fundo uma ampla sala de reuniões da Casa do Povo, onde se realizam eventos.

O exterior do edifício é um espaço agradável: há um banco rodeado de alguns arbustos, no exterior há também alguma mesa do restaurante e uma zona de churrasco com uma pérgula.

A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base em visitas realizadas em setembro e novembro de 2024.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Nota de Visita da Casa do Povo de Mazarefes, Viana do Castelo. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/55243/nota-de-visita-da-casa-do-povo-de-mazarefes-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).