Nota de Visita da Casa do Povo de Mazarefes, Viana do Castelo
Identificação
Conteúdo
Do projeto Arquitectura Aqui, as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo gostaríamos de agradecer a grande cordialidade e hospitalidade que sempre recebemos dos profissionais do restaurante da Casa do Povo de Mazarefes. Especialmente agradecemos as mulheres que gerem o restaurante, que nas nossas várias visitas nos receberam com grande simpatia e gentileza e procuraram colaborar em tudo o que estava nas suas mãos.
Seguem-se algumas observações do espaço publico da Casa do Povo de Mazarefes:
O restaurante tem movimento e clientes, mas não é muito barulhento. O ambiente é usualmente tranquilo. Por vezes os clientes costumam ficar em silêncio a ver televisão. Maioritariamente é frequentado por homens de meia-idade e idosos, mas também por alguns casais.
A sala de jantar não é grande, tem cerca de 8 mesas, todas elas pequenas. Tem uma grande janela com vista para o pátio exterior que foi transformado em parque de estacionamento. A sala de jantar tem ligação a um corredor que conduz à cozinha. A casa de banho é acessível através de uma porta da sala de jantar, e entra-se por um longo corredor. Aqui podem ver-se várias salas e ao fundo uma ampla sala de reuniões da Casa do Povo, onde se realizam eventos.
O exterior do edifício é um espaço agradável: há um banco rodeado de alguns arbustos, no exterior há também alguma mesa do restaurante e uma zona de churrasco com uma pérgula.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base em visitas realizadas em setembro e novembro de 2024.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Nota de Visita da Casa do Povo de Mazarefes, Viana do Castelo. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/55243/nota-de-visita-da-casa-do-povo-de-mazarefes-viana-do-castelo