Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Conversa anónima-01, Geraz do Lima, Viana do Castelo

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Conversa anónima-01, Geraz do Lima, Viana do Castelo

Conteúdo

Registo da Observação ou Conversação

Conversa informal com duas moradoras de Geraz do Lima com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo. Seguem-se algumas informações.

A Junta de Freguesia de Geraz do Lima antes estava num outro edifício. No ano 2000 ou 2001 aproximadamente trasladaram-se para o edifício da antiga escola de Geraz do Lima, que está perto da atual extensão de saúde – e antiga Casa do Povo de Geraz do Lima.

Uma moradora comenta que na zona é comum que edifícios antigos, especialmente antigas escolas primárias, sejam reutilizados para fins culturais e associativos. Menciona o caso da atual Junta de Freguesia, o rancho folclórico e uma associação, que funcionam atualmente em antigas escolas.

O rancho folclórico faz os ensaios num edifício de uma antiga escola, localizado na Estrada Nacional para Ponte de Lima. Este rancho começou a utilizar este edifício após a escola fechar durante dois anos. Uma delas afirma que o seu marido foi a uma escola primária local que agora foi reorganizada para servir como um jardim de infância. Atualmente, não há uma escola primária em Geraz do Lima (Santa Maria), mas sim na União de Freguesias.

A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em novembro de 2024.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Conversa anónima-01, Geraz do Lima, Viana do Castelo. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/55702/conversa-anonima-01-geraz-do-lima-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).