Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Conversa com Maria da Agonia Gonçalves, Viana do Castelo

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Conversa com Maria da Agonia Gonçalves, Viana do Castelo

Conteúdo

Registo da Observação ou Conversação

Conversa com Maria da Agonia Gonçalves com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo no bairro de pescadores de Viana do Castelo. Agradecemos a sua generosidade em falar connosco.

Maria Gonçalves é uma residente de longa duração do bairro, filha e esposa de pescadores. Maria comenta algumas das suas experiências no bairro e as transformações que ela observou ao longo dos anos. Originalmente era um bairro exclusivamente de pescadores. As casas foram construídas para pescadores por uma empresa do porto de Viana e com o tempo, algumas dessas propriedades foram vendidas a preços acessíveis aos pescadores.

Maria destaca a dureza do trabalho do mar, mencionando que perdeu dois familiares que faleceram tragicamente enquanto trabalhavam no mar.

Sobre o bairro, Maria nos comenta algumas transformações que viu ao longo dos anos. Destaca que nos últimos anos as casas foram vendidas e reformadas para alugar a estudantes universitários. Sinala que antes havia algumas lojas no bairro (como uma mercearia- loja de comestíveis), que fecharam. O edifício de apartamentos que está neste conjunto foi construído após as casas e também era para pescadores. Por último, também comenta que anteriormente existia um caminho mais direto que ligava com o centro de Viana do Castelo, mas este caminho foi alterado com o desenvolvimento do porto.

A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em novembro de 2024.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Conversa com Maria da Agonia Gonçalves, Viana do Castelo. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/56614/conversa-com-maria-da-agonia-goncalves-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).