Conversa com Maria da Agonia Gonçalves, Viana do Castelo
Identificação
Conteúdo
Conversa com Maria da Agonia Gonçalves com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo no bairro de pescadores de Viana do Castelo. Agradecemos a sua generosidade em falar connosco.
Maria Gonçalves é uma residente de longa duração do bairro, filha e esposa de pescadores. Maria comenta algumas das suas experiências no bairro e as transformações que ela observou ao longo dos anos. Originalmente era um bairro exclusivamente de pescadores. As casas foram construídas para pescadores por uma empresa do porto de Viana e com o tempo, algumas dessas propriedades foram vendidas a preços acessíveis aos pescadores.
Maria destaca a dureza do trabalho do mar, mencionando que perdeu dois familiares que faleceram tragicamente enquanto trabalhavam no mar.
Sobre o bairro, Maria nos comenta algumas transformações que viu ao longo dos anos. Destaca que nos últimos anos as casas foram vendidas e reformadas para alugar a estudantes universitários. Sinala que antes havia algumas lojas no bairro (como uma mercearia- loja de comestíveis), que fecharam. O edifício de apartamentos que está neste conjunto foi construído após as casas e também era para pescadores. Por último, também comenta que anteriormente existia um caminho mais direto que ligava com o centro de Viana do Castelo, mas este caminho foi alterado com o desenvolvimento do porto.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em novembro de 2024.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Conversa com Maria da Agonia Gonçalves, Viana do Castelo. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/56614/conversa-com-maria-da-agonia-goncalves-viana-do-castelo