Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Petición de Licencia para Construcción de Cuarenta y Ocho Viviendas Subvencionadas, el el Sítio de "El Carneril", Calle del Ecuador

Conjunto de documentação textual e gráfica, incluindo correspondência, formulários, projeto (memória descritiva, desenhos de arquitetura), pareceres, transcrições de atas, relativos à construção de blocos de habitação no bairro El Carneril, em Cáceres, no ano de 1959.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Anos Início-Fim
1959
Localização Referida
Outras Referências
Exp. 113/1959
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1959.05.14
Última Data Registada no Processo
1959.08.08
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Fernando Hurtado Arquitecto 1959Pessoa
Financiamento
Intervenção / Apreciação
Síntese de Leitura

1959.05.14: Formulário com timbre do Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, assinado pelo arquiteto Fernando Hurtado Collar. Confirma a encomenda feita ao arquiteto da "dirección facultativa de las obras" para um novo edifício de habitação na "Barriada El Carneril".

1959.06.10: Ofício do Secretário-gerente da Asociación Benéfica Constructora de Cáceres Virgen de Guadalupe (ABCCVG), Antonio Barrera San Martin, dirigido ao Alcalde de Cáceres, formalizando o pedido de autorização de execução de obras para construção de quarenta e oito apartamentos (trinta e oito de "renta limitada" e catorze de "renta limitada subvencionada") na Calle de Ecuador, no bairro El Carneril, em Cáceres. Solicita, igualmente, a isenção tributária máxima concedível pelo Ayuntamiento, conforme a Ley de 15 de Julio de 1954 (regulamento 24 Junio de 1955) e o Decreto de 24 de Enero de 1958, indicadas nas "Cédulas de Calificación Provisionales" que acompanham o ofício.

1959.06.10: Cópia de documento da Delegación Provincial de Cáceres do Instituto Nacional de Vivienda (INV), datado de 1959.05.29, acedendo à solicitação da ABCCVG de concessão da "Calificiación Provisional de Viviendas de Renta Limitada Subvencionadas", ficando o promotor obrigado a apresentar a licença municipal de construção num prazo de três meses.  Em anexo, figura cópia da cédula de qualificação relativo a "Viviendas de Renta Limitada. Segundo Grupo", na qual constam os tipos de habitação e respetivas quantidades, categoria de renda e valores de venda: haverá 30 apartamentos de tipo A, 3.ª categoria (rendas 263,09 e 295,46 ptas.) e 4 de tipo B, 3.ª categoria (rendas 359,79 e 404,05 ptas.), autorizando-se a cedência em regime de aortização. São concedidas isenções fiscais e materiais (216.000 Kg de cimento e 3.688 Kg de ferro), bem como um adiantamento a 50 anos, sem juros, de 2.733.260 ptas. (equivalente a c. 66% do orçamento protegido total). São elencadosos orçamentos de execução material, da urbanização dos terrenos, e dos vários honorários.

1959.06.22: Projeto do "Bloque de 48 Viviendas y 2 Locales Industriales en la Barriada "El Carneril" (Grupo 5.º), assinado pelo arquiteto Fernando Hurtado. Inclui memória descritiva e desenhos de arquitetura, como planta de implantação, alçados, plantas de distribuição e cortes. A memória descritiva dá conta da zona de implantação e do formato do bloco de habitação, constatando que se trata de uma modificação do projeto primitivo de um edifício com três corpos, por razões de economia e melhor aproveitamento do lote. O bloco foi aumentado para cinco pisos, e todos excetuando o piso térreo serão dotados de varanda na fachada posterior acessível pela cozinha. Trata-se de apartamentos de dois tipos: com três quartos e, no corpo central com quatro quartos (destinados a famílias numerosas). Possuem, ainda, cozinha/sala de refeições, despensa e quarto de banho. São elencados os materiais a empregar na construção e na urbanização envolvente, revelando-se idênticos aos restantes blocos em construção na zona, salientando-se a marcação do piso térreo com pedra aparelhada na fachada. O orçamento de execução material corresponde a 4.465.035 ptas.

1959.07.08: Formulário com timbre da Federación de Colegios Oficiales de Aparejadores de España / Colegio de Cáceres, assinado por Juan-Manuel Herrero Paredes, aparejador das obras do novo edifício de habitação na "Barriada El Carneril", para o qual foi designado pela ABCCVG.

1959.07.24: Parecer assinado pelo Arquiteto Municipal, Ángel Pérez, acedendo à concessão de licença de construção. Na sequência, as comissões municipal permanente e de ornatos e segurança acedem igualmente à concessão de licença.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Petición de Licencia para Construcción de Cuarenta y Ocho Viviendas Subvencionadas, el el Sítio de "El Carneril", Calle del Ecuador. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/13866/peticion-de-licencia-para-construccion-de-cuarenta-y-ocho-viviendas-subvencionadas-el-el-sitio-de-el-carneril-calle-del-ecuador

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).