Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Petición de Licencia para Construcción de Cuarenta y Ocho Viviendas Subvencionadas, el el Sítio de "El Carneril", Calle del Ecuador

Conjunto de documentação textual e gráfica, incluindo correspondência, formulários, projeto (memória descritiva, desenhos de arquitetura), pareceres, transcrições de atas, relativos à construção de blocos de habitação no bairro El Carneril, em Cáceres, no ano de 1959.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
Title of File
Petición de Licencia para Construcción de Cuarenta y Ocho Viviendas Subvencionadas, el el Sítio de "El Carneril", Calle del Ecuador
Start-End Years
1959
Location Mentioned
Other References
Exp. 113/1959
File Producer

Analysis

First Date Recorded in File
1959.05.14
Last Date Recorded in File
1959.08.08
Architectural Design
Fernando Hurtado Arquitecto 1959Person
Funding
Intervention / Assessment
Reading Note

1959.05.14: Formulário com timbre do Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, assinado pelo arquiteto Fernando Hurtado Collar. Confirma a encomenda feita ao arquiteto da "dirección facultativa de las obras" para um novo edifício de habitação na "Barriada El Carneril".

1959.06.10: Ofício do Secretário-gerente da Asociación Benéfica Constructora de Cáceres Virgen de Guadalupe (ABCCVG), Antonio Barrera San Martin, dirigido ao Alcalde de Cáceres, formalizando o pedido de autorização de execução de obras para construção de quarenta e oito apartamentos (trinta e oito de "renta limitada" e catorze de "renta limitada subvencionada") na Calle de Ecuador, no bairro El Carneril, em Cáceres. Solicita, igualmente, a isenção tributária máxima concedível pelo Ayuntamiento, conforme a Ley de 15 de Julio de 1954 (regulamento 24 Junio de 1955) e o Decreto de 24 de Enero de 1958, indicadas nas "Cédulas de Calificación Provisionales" que acompanham o ofício.

1959.06.10: Cópia de documento da Delegación Provincial de Cáceres do Instituto Nacional de Vivienda (INV), datado de 1959.05.29, acedendo à solicitação da ABCCVG de concessão da "Calificiación Provisional de Viviendas de Renta Limitada Subvencionadas", ficando o promotor obrigado a apresentar a licença municipal de construção num prazo de três meses.  Em anexo, figura cópia da cédula de qualificação relativo a "Viviendas de Renta Limitada. Segundo Grupo", na qual constam os tipos de habitação e respetivas quantidades, categoria de renda e valores de venda: haverá 30 apartamentos de tipo A, 3.ª categoria (rendas 263,09 e 295,46 ptas.) e 4 de tipo B, 3.ª categoria (rendas 359,79 e 404,05 ptas.), autorizando-se a cedência em regime de aortização. São concedidas isenções fiscais e materiais (216.000 Kg de cimento e 3.688 Kg de ferro), bem como um adiantamento a 50 anos, sem juros, de 2.733.260 ptas. (equivalente a c. 66% do orçamento protegido total). São elencadosos orçamentos de execução material, da urbanização dos terrenos, e dos vários honorários.

1959.06.22: Projeto do "Bloque de 48 Viviendas y 2 Locales Industriales en la Barriada "El Carneril" (Grupo 5.º), assinado pelo arquiteto Fernando Hurtado. Inclui memória descritiva e desenhos de arquitetura, como planta de implantação, alçados, plantas de distribuição e cortes. A memória descritiva dá conta da zona de implantação e do formato do bloco de habitação, constatando que se trata de uma modificação do projeto primitivo de um edifício com três corpos, por razões de economia e melhor aproveitamento do lote. O bloco foi aumentado para cinco pisos, e todos excetuando o piso térreo serão dotados de varanda na fachada posterior acessível pela cozinha. Trata-se de apartamentos de dois tipos: com três quartos e, no corpo central com quatro quartos (destinados a famílias numerosas). Possuem, ainda, cozinha/sala de refeições, despensa e quarto de banho. São elencados os materiais a empregar na construção e na urbanização envolvente, revelando-se idênticos aos restantes blocos em construção na zona, salientando-se a marcação do piso térreo com pedra aparelhada na fachada. O orçamento de execução material corresponde a 4.465.035 ptas.

1959.07.08: Formulário com timbre da Federación de Colegios Oficiales de Aparejadores de España / Colegio de Cáceres, assinado por Juan-Manuel Herrero Paredes, aparejador das obras do novo edifício de habitação na "Barriada El Carneril", para o qual foi designado pela ABCCVG.

1959.07.24: Parecer assinado pelo Arquiteto Municipal, Ángel Pérez, acedendo à concessão de licença de construção. Na sequência, as comissões municipal permanente e de ornatos e segurança acedem igualmente à concessão de licença.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Petición de Licencia para Construcción de Cuarenta y Ocho Viviendas Subvencionadas, el el Sítio de "El Carneril", Calle del Ecuador. Accessed on 10/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/13866/peticion-de-licencia-para-construccion-de-cuarenta-y-ocho-viviendas-subvencionadas-el-el-sitio-de-el-carneril-calle-del-ecuador

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).