Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Social da Sarnadela

Volume único composto do projeto de arquitetura para a construção do Centro Social da Sarnadela, desenvolvido pelos técnicos do GAT sediado em Arganil.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Designação do Processo
Centro Social da Sarnadela
Anos Início-Fim
1979
Referência Inicial
OM 720

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1979.01.29
Entidade Requerente / Beneficiária
Síntese de Leitura

1979.01.29-1979.02.28 - Os técnicos do GAT sediado em Arganil desenvolveram o projeto de arquitetura para a construção do Centro Social de Sarnadela, em cuja Memória Descritiva e Justificativa lemos: 

"Constituindo quase símbolo de isolamento, a povoação de Sarnadela tal como os pequenos núcleos populacionais que no seu conjunto formam a freguesia, apresenta carências várias. Entre estas avulta a falta de equipamento social, que se faz sentir insistentemente, e que originou a decisão de que se elaborasse um projeto duma Casa de Convívio e Centro de Cultura. Através dum programa previamente dado e de acordo com as necessidades evidenciadas pelos responsáveis, o GAT elaborou o projeto que se apresenta." 

O programa do edifício é composto de sala polivalente que ocupa boa parte do 1º piso, permitindo "a atuação de ranchos folclóricos ou ensaios destes e ainda a projeção de filmes elucidativos e culturais", bar no 2º piso, cujo acesso se faz por uma varanda e cuja sala "apresenta um dimensionamento que parece exagerado, contudo ela constitui a zona com maior utilização diária até pelas próprias características das quais ressalta a TV. Atendendo a que este projeto se destina a Centro de Cultura, reservou-se uma sala de jogos de mesa (damas, xadrez e ping-pong) com 6,50 x 4,275 m. para assim solucionar os mais jovens." No 3º piso, ficam a biblioteca, secretaria, sala de direção e arquivo, além dos "sanitários indispensáveis".

O Engenheiro Civil Alberto Louzada Borges Pinto, Diretor do GAT sediado em Arganil, que assina a Memória Descritiva e Justificativa, conclui:

"Após o exposto e analisando o projeto, este parece-nos não estar sobredimensionado visto que as múltiplas funções que pode ter permitirá à população uma vida nos seus tempos livres mais sã quando não mais alegre."

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social da Sarnadela. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/15656/centro-social-da-sarnadela

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).