Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Centro Social da Sarnadela

Volume único composto do projeto de arquitetura para a construção do Centro Social da Sarnadela, desenvolvido pelos técnicos do GAT sediado em Arganil.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title of File
Centro Social da Sarnadela
Start-End Years
1979
Initial Reference
OM 720

Analysis

First Date Recorded in File
1979.01.29
Requester / Benefiter
Reading Note

1979.01.29-1979.02.28 - Os técnicos do GAT sediado em Arganil desenvolveram o projeto de arquitetura para a construção do Centro Social de Sarnadela, em cuja Memória Descritiva e Justificativa lemos: 

"Constituindo quase símbolo de isolamento, a povoação de Sarnadela tal como os pequenos núcleos populacionais que no seu conjunto formam a freguesia, apresenta carências várias. Entre estas avulta a falta de equipamento social, que se faz sentir insistentemente, e que originou a decisão de que se elaborasse um projeto duma Casa de Convívio e Centro de Cultura. Através dum programa previamente dado e de acordo com as necessidades evidenciadas pelos responsáveis, o GAT elaborou o projeto que se apresenta." 

O programa do edifício é composto de sala polivalente que ocupa boa parte do 1º piso, permitindo "a atuação de ranchos folclóricos ou ensaios destes e ainda a projeção de filmes elucidativos e culturais", bar no 2º piso, cujo acesso se faz por uma varanda e cuja sala "apresenta um dimensionamento que parece exagerado, contudo ela constitui a zona com maior utilização diária até pelas próprias características das quais ressalta a TV. Atendendo a que este projeto se destina a Centro de Cultura, reservou-se uma sala de jogos de mesa (damas, xadrez e ping-pong) com 6,50 x 4,275 m. para assim solucionar os mais jovens." No 3º piso, ficam a biblioteca, secretaria, sala de direção e arquivo, além dos "sanitários indispensáveis".

O Engenheiro Civil Alberto Louzada Borges Pinto, Diretor do GAT sediado em Arganil, que assina a Memória Descritiva e Justificativa, conclui:

"Após o exposto e analisando o projeto, este parece-nos não estar sobredimensionado visto que as múltiplas funções que pode ter permitirá à população uma vida nos seus tempos livres mais sã quando não mais alegre."

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social da Sarnadela. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/15656/centro-social-da-sarnadela

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).