Grémio da Lavoura de Odemira - Associação de Regantes do Mira - Projeto das instalações (Memória descritiva e peças desenhadas)
Este processo (projeto de arquitetura) faria parte da candidatura a empréstimos e/ou comparticipação por via da figura dos Melhoramentos Agrícolas.
Capa com rótulo onde aparece a designação do projeto – Associação de Regantes do Mira / Grémio da Lavoura de Odemira – e as siglas do Ministério das Obras Públicas (MOP), da Direção-Geral dos Serviços Hidráulicos (DGSH) e do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHEM). Não conseguimos aferir a que corresponde o ‘E’ desta última sigla, sendo que atualmente essa letra se perdeu – em todos os outros documentos que consultámos (antigos e recentes), o empreendimento aparece referido como AHM. A capa exibe ainda um carimbo da Junta de Colonização Interna – 3ª Repartição (JCI) com uma referência (131.000), um número de processo (13.153) [n.º proc. Melhoramento Agrícola] e um número de folha (21).
Identificação
Análise
A Memória Descritiva refere que o projeto corresponde na quase totalidade “ao esquema funcional, de áreas e de volumes definidos no anteprojeto que foi aprovado por Sua Exª o Ministro das Obras Públicas e pela Direção do Grémio da Lavoura de Odemira”. Refere-se também que “o programa das instalações para a Associação de Regantes é idêntico ao do edifício projetado para a obra de aproveitamento do Rio Roxo, prevendo-se como naquele projeto a utilização provisória do edifício para Escritório da obra de Aproveitamento Hidroagrícola do Rio Mira”.
O edifício destinava-se a albergar várias entidades ao mesmo tempo, pelo que apresenta diferentes programas conforme as necessidades de cada entidade: Grémio da Lavoura de Odemira (incluindo dependência da Caixa de Crédito Agrícola) e Associação de Regantes do Mira. Cada entidade ocupava partes distintas do edifício, embora partilhassem algumas áreas comuns. O programa do grémio da lavoura compreendia: sala de reuniões da direção servindo de gabinete do presidente; sala de espera; gabinete do gerente; contabilidade; secretaria (serviços gerais e secção de trigos); arquivo (comum às duas secretarias); caixa de crédito agrícola (gabinete, secretaria e arquivo); sala de público; seção comercial (armazém de produtos agrícolas e armazém para adubos e produtos químicos); e celeiro. A entrada era comum a ambas as entidades, que dispunham de circulações internas independentes. Já a “grande sala destinada a Assembleias Gerais, exposições, cursos de divulgação etc. localizou-se de forma a poder ser utilizada pelos dois organismos, fazendo parte da zona comum”.
A memória descritiva refere ainda que “o programa da Caixa de Crédito Agrícola não estava suficiente definido quando elaborámos este projeto admitindo-se que a zona que lhe é destinada seja oportunamente revista de acordo com o programa definitivo e melhor ajustada às suas funções. No decorrer da obra poderá facilmente proceder-se a esse ajustamento uma vez que as paredes interiores são apenas divisórias e não fazem parte da estrutura”. O programa da associação de regantes não é descrito na memória descritiva.
Explicita-se ainda as características construtivas do edifício – estrutura em betão armado e paredes não resistentes de tijolo, cobertura em laje de betão protegida com aglomerado negro de cortiça e tijoleira – e dos acabamentos – “orientados no sentido da maior economia sem descurar o seu aspeto e conservação” –, sendo que a estrutura “não leva qualquer reboco sendo apenas pintada ou caiada”.
Das Condições Especiais do Caderno de Encargos destaca-se a exigência do maior cuidado e rigor no traçado das linhas mestras da construção devido à disposição radial da estrutura e de grande parte das paredes e às diversas cotas de nível dos pisos. Escrevem-se também indicações relativas à implantação, fundações, estrutura, alvenarias, coberturas, cantarias, rebocos e acabamentos de paredes, acabamentos de tetos, pavimentos, carpintarias e mobiliário, e serralharias.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Grémio da Lavoura de Odemira - Associação de Regantes do Mira - Projeto das instalações (Memória descritiva e peças desenhadas). Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/16445/gremio-da-lavoura-de-odemira-associacao-de-regantes-do-mira-projeto-das-instalacoes-memoria-descritiva-e-pecas-desenhadas