Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Hospital Distrital da Covilhã

Atado de correspondência relacionada à pequenas obras a realizar no Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e sobre a localização do Hospital Distrital da Covilhã.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Designação do Processo
Hospital Distrital da Covilhã
Anos Início-Fim
1972-1986
Referência Inicial
DMO 1 item 361

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1972.06.22
Última Data Registada no Processo
1986.01.14
Outras Especialidades (Autoria)
Intervenção / Apreciação
José Mesquita Nunes Presidente da Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã Pessoa
Jorge Craveiro de Sousa Vice Presidente da CMC Pessoa
Augusto Lopes Teixeira Presidente da CMCPessoa
Síntese de Leitura

1972.06.22 - O Presidente da Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã José Mesquita Nunes escreveu ao Presidente da Câmara Municipal para solicitar que o projeto para um pequeno refeitório para o pessoal a construir no Hospital fosse elaborado pelos serviços técnicos da CMC, com o intuito de "restringir ao máximo as despesas" em função da "consabida impotência económico-financeira desta instituição".

1972.08.22 - O Vice Presidente da CMC Jorge Craveiro de Sousa determinou ao Engenheiro Chefe dos Serviços de Obras e Urbanização que satisfizesse o pedido da SCMC.

1973.05.03 - O Presidente da Comissão Administrativa da SCMC José Mesquita Nunes escreveu para o Presidente da CMC para comunicar que "as obras de ampliação do Hospital desta Santa Casa, 1ª fase, vão ter início dentro de alguns dias, esperando-se que estejam concluídas dentro de ano e meio. As referidas obras envolvem o investimento de cerca de 7.500.000$00, encontram-se subsidiadas, como certamente já é do conhecimento de V. Exª., pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Direcção-Geral dos Hospitais e pelo Ministério das Obras Públicas."

1983.03.22 - O Presidente da CMC Augusto Lopes Teixeira encaminhou ao Engenheiro Chefe dos Serviços de Obras o estudo acerca da Localização do novo Hospital Distrital a construir na Covilhã, realizado pela Hidrotécnica Portuguesa, questão que domina os seguintes documentos inclusos no processo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Hospital Distrital da Covilhã. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/16626/hospital-distrital-da-covilha

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).