Conjunto Habitacional do Pinhão
Capa bege, não original, com formulário impresso em folha branca colado na face onde se lê o título “Conjunto Habitacional do Pinhão”, a data “1977”, a unidade orgânica produtora “UOF OSU”, o âmbito e conteúdo “peças escritas, plantas”. O processo é composto por 81 folhas do projeto do conjunto habitacional de 12 fogos, elaborado na Direção de Habitação do Norte do Fundo de Fomento da Habitação.
Identificação
Análise
1977.07.25 - Memória descritiva do projeto de um conjunto habitacional de 12 fogos, a realizar pelo Fundo de Fomento da Habitação na freguesia de Pinhão, concelho de Alijó.
A memória começa por referir a “dificuldade de aquisição de terrenos economicamente viáveis para a construção de habitação” na região, caracterizada por terrenos acidentados com pendentes elevadas e pela ocupação agrícola de terrenos não construídos. Mencionando a carência habitacional na freguesia, a memória continua por explicar que a Câmara Municipal de Alijó (CMA) “pôs à disposição deste Organismo uma estreita faixa de terreno, à margem da via férrea e da E.N. 323, para a construção de 12 fogos”.
A solução encontrada para o cumprimento do programa, condicionada pelo terreno, é composta por dois blocos com três pisos, admitindo-se “algumas reservas quanto à integração estética do imóvel.
Refere-se ainda que a organização dos fogos “responde muito favoralmente à quase totalidade dos critérios de avaliação propostos pelo L.N.E.C. (Procº nº 80/0/05 492 de Março de 1975)”.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional do Pinhão. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/16643/conjunto-habitacional-do-pinhao