Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Conjunto Habitacional do Pinhão

Capa bege, não original, com formulário impresso em folha branca colado na face onde se lê o título “Conjunto Habitacional do Pinhão”, a data “1977”, a unidade orgânica produtora “UOF OSU”, o âmbito e conteúdo “peças escritas, plantas”. O processo é composto por 81 folhas do projeto do conjunto habitacional de 12 fogos, elaborado na Direção de Habitação do Norte do Fundo de Fomento da Habitação.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Archive / Library
Type of File
Start-End Years
1977

Analysis

First Date Recorded in File
1977.07.25
Architectural Design
Reading Note

1977.07.25 - Memória descritiva do projeto de um conjunto habitacional de 12 fogos, a realizar pelo Fundo de Fomento da Habitação na freguesia de Pinhão, concelho de Alijó.

A memória começa por referir a “dificuldade de aquisição de terrenos economicamente viáveis para a construção de habitação” na região, caracterizada por terrenos acidentados com pendentes elevadas e pela ocupação agrícola de terrenos não construídos. Mencionando a carência habitacional na freguesia, a memória continua por explicar que a Câmara Municipal de Alijó (CMA) “pôs à disposição deste Organismo uma estreita faixa de terreno, à margem da via férrea e da E.N. 323, para a construção de 12 fogos”.

A solução encontrada para o cumprimento do programa, condicionada pelo terreno, é composta por dois blocos com três pisos, admitindo-se “algumas reservas quanto à integração estética do imóvel.

Refere-se ainda que a organização dos fogos “responde muito favoralmente à quase totalidade dos critérios de avaliação propostos pelo L.N.E.C. (Procº nº 80/0/05 492 de Março de 1975)”.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional do Pinhão. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/16643/conjunto-habitacional-do-pinhao

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).