Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Alterações e Melhorias no Hospital da Misericórdia da Covilhã

Volume único composto de correspondência enviada pela Repartição de Estudos de Edifícios a propósito das obras a realizar no Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Designação do Processo
Alterações e Melhorias no Hospital da Misericórdia da Covilhã
Anos Início-Fim
1939-1941
Referência Inicial
REE 0041 16

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1939.03.03
Última Data Registada no Processo
1941.11.28
Intervenção / Apreciação
Raul Américo Maçãs Fernandes Engenheiro Chefe da REEPessoa
Síntese de Leitura

1939.03.03 - O engenheiro Diretor Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais encaminhou ao Conselho Central da DGEMN o projeto e o orçamento das obras de Alterações e Melhorias a realizar no Hospital da Misericórdia da Covilhã. 

1939.08.15 - O Engenheiro Civil da Seção de Melhoramentos Urbanos (cujo nome é ilegível no processo), elaborou informação acerca do projeto de alterações e melhorias, em que declarou que o projeto "se acha em condições de merecer aprovação. Notaremos apenas a inconveniência do assentamento do mosaico sobre vigamento, para o que se projeta a construção de uma placa delgada de betão armado".

1939.08.22 - O engenheiro chefe da Repartição de Estudos de Edifícios Maçãs Fernandes pediu que o Diretor dos Edifícios Nacionais do Centro justificasse o parecer em que propunha a redução da importância dedicada à mão-de-obra, equivalente a 31.950$00, "menos da metade da quantia do orçamento". Esta correspondência foi acompanhada do projeto, o parecer da Comissão de Revisão e uma informação da Seção de Melhoramentos Urbanos, que constam do processo.

1939.10.31 - O parecer elaborado pelos engenheiros chefes das Repartições de Estudos e Obras de Edifícios ecoa a informação anterior sobre os inconvenientes do assentamento de mosaicos sobre estruturas de madeira, acrescentando que os valores excessivamente altos apresentados derivavam de um dos "jornais dos diferentes operários bastante exagerados". O valor deveria ser reduzido para 40.000$00, de acordo com os engenheiros, que propunham que o prazo da obra fosse fixado em 10 meses.

1941.11.26 - Em informação,  provavelmente elaborada pela  Secção de Melhoramentos Urbanos (a assinatura está ilegível e não há outra forma de identificar precisamente o autor e os serviços), nada se objecta "quanto aos aspectos dados às novas construções deste Hospital", uma vez "que se trata de modificações em um conjunto de edificações existentes".

1941.11.28 - Os  engenheiros chefes das Repartições de Estudos e Obras de Edifícios informaram que concordam com o parecer da Secção de Melhoramentos Urbanos.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Alterações e Melhorias no Hospital da Misericórdia da Covilhã. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/16727/alteracoes-e-melhorias-no-hospital-da-misericordia-da-covilha

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).