Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Alterações e Melhorias no Hospital da Misericórdia da Covilhã

Volume único composto de correspondência enviada pela Repartição de Estudos de Edifícios a propósito das obras a realizar no Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title of File
Alterações e Melhorias no Hospital da Misericórdia da Covilhã
Start-End Years
1939-1941
Initial Reference
REE 0041 16

Analysis

First Date Recorded in File
1939.03.03
Last Date Recorded in File
1941.11.28
Intervention / Assessment
Raul Américo Maçãs Fernandes Engenheiro Chefe da REEPerson
Reading Note

1939.03.03 - O engenheiro Diretor Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais encaminhou ao Conselho Central da DGEMN o projeto e o orçamento das obras de Alterações e Melhorias a realizar no Hospital da Misericórdia da Covilhã. 

1939.08.15 - O Engenheiro Civil da Seção de Melhoramentos Urbanos (cujo nome é ilegível no processo), elaborou informação acerca do projeto de alterações e melhorias, em que declarou que o projeto "se acha em condições de merecer aprovação. Notaremos apenas a inconveniência do assentamento do mosaico sobre vigamento, para o que se projeta a construção de uma placa delgada de betão armado".

1939.08.22 - O engenheiro chefe da Repartição de Estudos de Edifícios Maçãs Fernandes pediu que o Diretor dos Edifícios Nacionais do Centro justificasse o parecer em que propunha a redução da importância dedicada à mão-de-obra, equivalente a 31.950$00, "menos da metade da quantia do orçamento". Esta correspondência foi acompanhada do projeto, o parecer da Comissão de Revisão e uma informação da Seção de Melhoramentos Urbanos, que constam do processo.

1939.10.31 - O parecer elaborado pelos engenheiros chefes das Repartições de Estudos e Obras de Edifícios ecoa a informação anterior sobre os inconvenientes do assentamento de mosaicos sobre estruturas de madeira, acrescentando que os valores excessivamente altos apresentados derivavam de um dos "jornais dos diferentes operários bastante exagerados". O valor deveria ser reduzido para 40.000$00, de acordo com os engenheiros, que propunham que o prazo da obra fosse fixado em 10 meses.

1941.11.26 - Em informação,  provavelmente elaborada pela  Secção de Melhoramentos Urbanos (a assinatura está ilegível e não há outra forma de identificar precisamente o autor e os serviços), nada se objecta "quanto aos aspectos dados às novas construções deste Hospital", uma vez "que se trata de modificações em um conjunto de edificações existentes".

1941.11.28 - Os  engenheiros chefes das Repartições de Estudos e Obras de Edifícios informaram que concordam com o parecer da Secção de Melhoramentos Urbanos.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Alterações e Melhorias no Hospital da Misericórdia da Covilhã. Accessed on 09/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/16727/alteracoes-e-melhorias-no-hospital-da-misericordia-da-covilha

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).