Obra de Ampliação do Centro de Saúde de Miranda do Douro
Um volume em capa cor-de-rosa, em cuja lombada foi colado a designação: “Obra de ampliação do Centro de Saúde de Miranda do Douro”, e as datas “1980”, “1981”. Contém documento de acordo entre a Administração Distrital dos Serviços de Saúde de Bragança e a Câmara Municipal de Miranda do Douro para construção de novo edifício para o Centro de Saúde de Miranda do Douro, assim como peças escritas e desenhadas do projeto e propostas para a empreitada.
Identificação
Análise
1980.09.23 - Acordo entre a Administração Distrital dos Serviços de Saúde de Bragança (ADSSB) e a Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD). Define-se que a ADSS vai investir 2.500.000$ “num programa de ampliação da capacidade do Centro de Saúde/Hospital concelhio de Miranda do Douro mediante a construção de um pavilhão anexo”, através “das verbas globalmente autorizadas para efectuar investimentos no corrente ano de 1980”. Referindo que a ADSSB não tem estruturas técnicas para assumir a responsabilidade de projetar e executar a obra, fica a CMMD obrigada a elaborar o projeto “do anexo a construir junto do respectivo Centro de Saúde/Hospital” e a executar o mesmo até 1980.12.31. Para tal, a ADSSB porá à disposição da CMMB 2.5000.000$, devendo a CMMB suportar a diferença caso os custos ultrapassem o esperado. A ADSSB fiscalizará a execução das obras, “de forma a não se afastarem das características fixadas no memorial anexo”.
O acordo é assinado pelo presidente da CMMD, Júlio Meirinhos, e pelo presidente da Comissão Instaladora da ADSSB, Paulo Guedes de Campos.
O acordo é aprovado por despacho do Secretário de Estado da Saúde em 1980.10.07.
1980.11 - Desenhos do projeto, do arquiteto Carlos A. C. Garcia.
[Sem data] - Memória descritiva e justificativa do projeto “do Centro de Saúde a edificar em Miranda do Douro, a ser levado a efeito pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, no terreno sito junto ao Hospital”.
Quanto ao aspeto funcional, refere-se a “carência de terreno e a sua posição em relação ao Hospital, Rua e Muralhas” como fatores que merecem especial cuidado. O Centro de Saúde inclui um hall, secretarias, sanitários, sala de espera, 3 gabinetes médicos (com ante-câmaras e instalações sanitárias), salas de cuidados infantis e ensinamento materno-infantil, sala de vacinas, gabinete de medicamentos, vestiários do pessoal, copa e arrumos.
Quanto ao aspeto construtivo, refere-se que a estrutura será em betão armado, “constituindo um recticulado de pilares e vigas”; as paredes exteriores serão em alvenaria de tijolo com parede dupla de tijolo furado, e as paredes divisórias em alvenaria de tijolo, sendo revestidas, conforme os casos, a azulejo, tinta vitrificante, tinta texturada ou tinta plástica. Os pavimentos serão em massame de betão, preparados para serem revestidos. A cobertura será composta por esteira de tijolo e vigotas pré-esforçadas de betão, sobre a qual assentará um telhado em chapa de fibrocimento.
O orçamento estima-se em 2.460.540$.
1980.11 - Memória descritiva e justificativa do projeto de instalação elétrica.
11.12.80 - Convite, do presidente CMMD a várias empresas de construção para que apresentem uma proposta para execução da obra de construção do Centro de Saúde.
1981.01.02 - Ofício do presidente da Comissão Instaladora da ADSSB, Paulo Manuel Quintão Guedes de Campos, endereçado ao presidente da CMMD, com o assunto “PIDDAC/80”, com o qual remete um cheque no valor de 2.500.000$ para “financiar a verba do Plano de Investimento/80 atribuída a esse concelho para execução de obras de ampliação do Centro de Saúde e Hospital Concelhio através dessa Câmara Municipal, conforme acordo estabelecido entre esta Administração Distrital de Saúde e essa Câmara e superiormente autorizado”.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Obra de Ampliação do Centro de Saúde de Miranda do Douro. Acedido em 10/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/19178/obra-de-ampliacao-do-centro-de-saude-de-miranda-do-douro