Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Obra de Ampliação do Centro de Saúde de Miranda do Douro

Um volume em capa cor-de-rosa, em cuja lombada foi colado a designação: “Obra de ampliação do Centro de Saúde de Miranda do Douro”, e as datas “1980”, “1981”. Contém documento de acordo entre a Administração Distrital dos Serviços de Saúde de Bragança e a Câmara Municipal de Miranda do Douro para construção de novo edifício para o Centro de Saúde de Miranda do Douro, assim como peças escritas e desenhadas do projeto e propostas para a empreitada.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title of File
Obra de Ampliação do Centro de Saúde de Miranda do Douro
Start-End Years
1980-1981
File Producer

Analysis

First Date Recorded in File
1980.09.23
Last Date Recorded in File
1981.01.02
Requester / Benefiter
Architectural Design
Intervention / Assessment
Political Decision
Júlio Meirinhos Santana Presidente CMMDPerson
Reading Note

1980.09.23 - Acordo entre a Administração Distrital dos Serviços de Saúde de Bragança (ADSSB) e a Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD). Define-se que a ADSS vai investir 2.500.000$ “num programa de ampliação da capacidade do Centro de Saúde/Hospital concelhio de Miranda do Douro mediante a construção de um pavilhão anexo”, através “das verbas globalmente autorizadas para efectuar investimentos no corrente ano de 1980”. Referindo que a ADSSB não tem estruturas técnicas para assumir a responsabilidade de projetar e executar a obra, fica a CMMD obrigada a elaborar o projeto “do anexo a construir junto do respectivo Centro de Saúde/Hospital” e a executar o mesmo até 1980.12.31. Para tal, a ADSSB porá à disposição da CMMB 2.5000.000$, devendo a CMMB suportar a diferença caso os custos ultrapassem o esperado. A ADSSB fiscalizará a execução das obras, “de forma a não se afastarem das características fixadas no memorial anexo”.

O acordo é assinado pelo presidente da CMMD, Júlio Meirinhos, e pelo presidente da Comissão Instaladora da ADSSB, Paulo Guedes de Campos.

O acordo é aprovado por despacho do Secretário de Estado da Saúde em 1980.10.07.

1980.11 - Desenhos do projeto, do arquiteto Carlos A. C. Garcia.

[Sem data] - Memória descritiva e justificativa do projeto “do Centro de Saúde a edificar em Miranda do Douro, a ser levado a efeito pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, no terreno sito junto ao Hospital”.

Quanto ao aspeto funcional, refere-se a “carência de terreno e a sua posição em relação ao Hospital, Rua e Muralhas” como fatores que merecem especial cuidado. O Centro de Saúde inclui um hall, secretarias, sanitários, sala de espera, 3 gabinetes médicos (com ante-câmaras e instalações sanitárias), salas de cuidados infantis e ensinamento materno-infantil, sala de vacinas, gabinete de medicamentos, vestiários do pessoal, copa e arrumos.

Quanto ao aspeto construtivo, refere-se que a estrutura será em betão armado, “constituindo um recticulado de pilares e vigas”; as paredes exteriores serão em alvenaria de tijolo com parede dupla de tijolo furado, e as paredes divisórias em alvenaria de tijolo, sendo revestidas, conforme os casos, a azulejo, tinta vitrificante, tinta texturada ou tinta plástica. Os pavimentos serão em massame de betão, preparados para serem revestidos. A cobertura será composta por esteira de tijolo e vigotas pré-esforçadas de betão, sobre a qual assentará um telhado em chapa de fibrocimento.

O orçamento estima-se em 2.460.540$.

1980.11 - Memória descritiva e justificativa do projeto de instalação elétrica.

11.12.80 - Convite, do presidente CMMD a várias empresas de construção para que apresentem uma proposta para execução da obra de construção do Centro de Saúde.

1981.01.02 - Ofício do presidente da Comissão Instaladora da ADSSB, Paulo Manuel Quintão Guedes de Campos, endereçado ao presidente da CMMD, com o assunto “PIDDAC/80”, com o qual remete um cheque no valor de 2.500.000$ para “financiar a verba do Plano de Investimento/80 atribuída a esse concelho para execução de obras de ampliação do Centro de Saúde e Hospital Concelhio através dessa Câmara Municipal, conforme acordo estabelecido entre esta Administração Distrital de Saúde e essa Câmara e superiormente autorizado”.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Obra de Ampliação do Centro de Saúde de Miranda do Douro. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/19178/obra-de-ampliacao-do-centro-de-saude-de-miranda-do-douro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).