Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Sanitário Público Junto ao Posto Fronteiriço - Miranda do Douro -

Projeto de arquitetura em capa castanha clara, com rótulo do Gabinete de Apoio Técnico da Terra Fria Transmontana, com a designação “Sanitário Público Junto ao Posto Fronteiriço - Miranda do Douro -“. Contém peças escritas e desenhadas.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1977
Localização Referida
BragançaDistrito Histórico (PT)

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1977
Síntese de Leitura

Os desenhos têm rótulos do Gabinete de Apoio Técnico da Terra Fria Transmontana, com referência à Câmara Municipal de Miranda do Douro, a designação “Sanitário Público Junto ao Posto Fronteiriço, o número do processo “2 PCC 77”, e indicação dos técnicos envolvidos, com assinaturas ilegíveis.

A Memória Descritiva e Justificativa é referente ao projeto de sanitários “destinado a servir os eventuais utentes da fronteira”. Refere-se que a implantação se fará “junto a um armazém anexo ao posto fronteiriço”, aproveitando-se a sua parede lateral. As paredes exteriores serão em blocos de granito, as interiores em blocos de betão, a cobertura em placas de fibrocimento assentes sobre laje executada com vigotas pré-esforçadas. Prevê-se um lambrim interior em azulejo branco, o pavimento revestido a mosaico hidráulico e os pavimentos exteriores em lajetas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Sanitário Público Junto ao Posto Fronteiriço - Miranda do Douro -. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/19199/sanitario-publico-junto-ao-posto-fronteirico-miranda-do-douro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).