Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Bairro de Santo António das Areias - Reparação e Ampliação

Projeto de Arquitetura e Estudo de Estabilidades.

Volume único em capa original com peças escritas (memórias descritivas e justificativas e mapa de acabamentos) e peças desenhadas (planta geral, plantas, alçados, cortes, esquema de estruturas) do projeto de reparação e ampliação do Bairro em Santo António das Areias.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Bairro de Santo António das Areias - Reparação e Ampliação
Anos Início-Fim
1967-1968
Localização Referida
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Referência Inicial
Processo n.º 896 GEH
Outras Referências
CE-1023
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1967.11.20
Última Data Registada no Processo
1968.01.30
Entidade Requerente / Beneficiária
Entidade Utilizadora
Intervenção / Apreciação
Direção-Geral dos Serviços de Urbanização, DGSU Engenheiro Diretor c/ assinatura ilegívelOrganização
Síntese de Leitura

1967.11.20 – Data das peças desenhadas do projeto de reparação e ampliação do Bairro de Santo António das Areias: planta geral do bairro, com indicação das casas a intervencionar; planta do 1.º piso; planta do 2.º piso; alçado principal; alçado posterior; e alçados e cortes.

1968.01.30 – Data da Memória Descritiva e Justificativa do projeto de reparação e ampliação do Bairro de Santo António das Areias (habitações n.º 1 a 20). Começa por referir que é pretensão da Casa do Povo de Santo António das Areias (CPSAA) “levar a efeito a reparação e ampliação do bairro”, constando a ampliação da “construção de um 1º andar nas casas ao longo da Estrada Nacional n.º 359”. O autor refere que, “tendo em vista o máximo aproveitamento do existente e mantendo-se o programa e esquema funcional das habitações do piso térreo” foram projetados para cada bloco dois fogos em 1º andar, acessíveis por escadas exteriores, contando cada habitação com sala-cozinha, três quartos, bem como uma casa de banho de acesso pelo exterior, através da varanda de entrada. Acrescenta que a solução adotada “que não nos parece de admitir em habitações novas, de raiz” tem em vista “resolver satisfatoriamente, sem necessidade de grandes obras de adaptação, o problema das instalações sanitárias das atuais casas, constituídas unicamente por uma retrete colocada ao fundo do logradouro”, contruindo-se um pequeno bloco exterior, adossado, com todas as casas de banho das 4 habitações. Dá detalhes relativamente à composição da cozinha e casas de banho e às soluções adotadas. Finaliza, assumindo que para a execução da ampliação projetada será necessário proceder a obras de demolição e a algumas alterações ao nível dos vãos, de forma a permitir o reforço da construção existente. Os cálculos e desenhos de estabilidade, bem como os acabamentos, estão discriminados no projeto.

Acompanha esta memória descritiva um mapa de acabamentos, com data idêntica. 

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro de Santo António das Areias - Reparação e Ampliação . Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/19690/bairro-de-santo-antonio-das-areias-reparacao-e-ampliacao

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).