Quartel dos Bombeiros - Anteprojeto
Pasta única com exemplar do anteprojeto, revisto a partir da informação dos serviços centrais da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU). Composto por aditamento à memória descritiva e peças desenhadas (plantas, alçados e cortes). Acompanhado de carta da ABVP que solicita à Câmara Municipal de Portimão a apreciação e aprovação do anteprojeto remodelado.
Identificação
Análise
1964.05.25 – Apresentação do anteprojeto do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Portimão (BVP), à Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU). É informado pela 5ª Zona dos serviços da Repartição dos Estudos de Urbanização (REU) desta direção-geral que determinam que dê “à composição dos alçados, uma forma mais clama e simplificada.” O que se procura satisfazer no novo anteprojeto de 1965.01.15. Este exemplar, apresenta um edifício projetado para o gaveto das atuais (2024) Avenida São João de Deus e Rua Mouzinho de Albuquerque, de planta ligeira em U com duas fachadas de dois e três pisos entre os diferentes corpos do edifício.
1965.01.18 – Carta da Entidade Peticionária (EP) – Associação dos Bombeiros Voluntários de Portimão (ABVP) – à Câmara Municipal de Portimão (CMP) e acompanhada de um exemplar do anteprojeto da obra da autoria do arquiteto António Vicente de Castro, elaborado a partir das diretrizes dos serviços da 5ª Zona da REU da DGSU para aprovação municipal.
Este exemplar do anteprojeto está assinalado e rasurado com o número de processo U-209.A.57 o que poderá significar que terá sido a cópia de serviu para a apreciação do mesmo do ponto de vista urbanístico.
A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em janeiro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Quartel dos Bombeiros - Anteprojeto. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/24518/quartel-dos-bombeiros-anteprojeto