Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Casa da Juventude de Beja - Empreitada

Pasta com documentos e correspondência relativos à empreitada da obra.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Designação do Processo
Casa da Juventude de Beja - Empreitada
Anos Início-Fim
1979-1983
Referência Inicial
OM/02.01.01

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1979.11.08
Última Data Registada no Processo
1983.03.24
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Raúl Hestnes Ferreira ArquitetoPessoa
Construção e Equipamento
Manuel Rodrigues Leão EmpreiteiroPessoa
Decisão Política
José Reis Colaço Presidente CMBejaPessoa
Síntese de Leitura

1976.06.29 – Adjudicação da empreitada a Manuel Rodrigues Leão.

1979.11.08 – Carta a informar o Presidente da Câmara de Beja acerca dos atrasos na obra, expondo preocupações no financiamento dos seus trabalhos. O empreiteiro refere que as demoras começaram logo de início, e que, por falta de estudo das fundações, as obras apenas se iniciaram a 15 de novembro de 1976. Conta ainda que “o plano de trabalhos não pode ser cumprido, porque as constantes alterações ao projeto trazidas pela equipa projetista tornaram impossível o cumprimento de qualquer prazo”. Em tom incisivo, propõe três hipóteses de solucionar os problemas associados aos atrasos na obra: “1. O dono da obra concorda com um novo reajustamento de preços”; “2. Executa os trabalhos por ajuste direto, pagando ao empreiteiro as faturas de materiais, mão-de-obra e encargos sociais, acrescidas apenas de 15%”; “3. O empreiteiro vai para a rescisão de contrato”, fazendo usufrutos dos direitos em contrato. Assinado pelo empreiteiro, Manuel Rodrigues Leão.

1979.12.06 – Resposta à deliberação de reunião da Câmara Municipal de Beja (de 24 de outubro de 1979), transcrita: “Aplicação de multa por falta de cumprimento de prazos na execução da obra de construção da Casa da Juventude”. O empreiteiro contesta a multa, referindo variadas correspondências anteriores a elucidar a situação, isentando-se das culpas relativas aos atrasos. Assinado pelo empreiteiro, Manuel Rodrigues Leão.

1980.06.17 – Em resposta ao grande número de correspondência enviada por Manuel Rodrigues Leão, empreiteiro da obra, o Presidente da Câmara de Beja encerra oficialmente os trabalhos com o mesmo: “Após o cumprimento de todas as formalidades referidas neste ponto, considerará esta Câmara encerrado o processo desta obra no respeitante ao adjudicatário Sr. Manuel Rodrigues Leão”. Assinado pelo Presidente da Câmara de Beja, José Reis Colaço.

1980.11.11 – Raúl Hestnes Ferreira confirma a entrega, no mesmo dia, de três cópias e originais do projeto para o novo concurso para a conclusão do corpo principal e execução do pórtico, palco exterior e bancadas. Assinado pelo arquiteto, Raúl Hestnes Ferreira.

1981.03.11 – Em carta dirigida ao Presidente da Câmara, Manuel Rodrigues Leão opõe-se ao acerto final de contas (Ofícios n.º 3255 de 29/12/80 e n.º 459 de 17/02/1981). Refere o parecer técnico e as variadas cartas (em anexo), enviadas a contestar multas e atrasos na empreitada. Faz o pedido para que a Câmara e a FAOJ revejam a posição quanto ao pagamento. Assinado por Manuel Rodrigues Leão.

1983.03.24 – Raúl Hestnes Ferreira comunica que existe, ainda, “uma certa indeterminação quanto à forma final do seu Pórtico de Entrada”, apesar da fase avançada, final, até, da execução da obra. Solicita uma reunião de trabalho com a presença da fiscalização, de modo a decidir as questões pendentes e orientar a execução. Assinado pelo arquiteto, Raúl Hestnes Ferreira.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Casa da Juventude de Beja - Empreitada. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/25218/casa-da-juventude-de-beja-empreitada

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).