Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casa da Juventude de Beja - Empreitada

Pasta com documentos e correspondência relativos à empreitada da obra.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Archive / Library
Type of File
Title of File
Casa da Juventude de Beja - Empreitada
Start-End Years
1979-1983
Initial Reference
OM/02.01.01

Analysis

First Date Recorded in File
1979.11.08
Last Date Recorded in File
1983.03.24
Architectural Design
Raúl Hestnes Ferreira ArquitetoPerson
Construction and Equipment
Manuel Rodrigues Leão EmpreiteiroPerson
Political Decision
José Reis Colaço Presidente CMBejaPerson
Reading Note

1976.06.29 – Adjudicação da empreitada a Manuel Rodrigues Leão.

1979.11.08 – Carta a informar o Presidente da Câmara de Beja acerca dos atrasos na obra, expondo preocupações no financiamento dos seus trabalhos. O empreiteiro refere que as demoras começaram logo de início, e que, por falta de estudo das fundações, as obras apenas se iniciaram a 15 de novembro de 1976. Conta ainda que “o plano de trabalhos não pode ser cumprido, porque as constantes alterações ao projeto trazidas pela equipa projetista tornaram impossível o cumprimento de qualquer prazo”. Em tom incisivo, propõe três hipóteses de solucionar os problemas associados aos atrasos na obra: “1. O dono da obra concorda com um novo reajustamento de preços”; “2. Executa os trabalhos por ajuste direto, pagando ao empreiteiro as faturas de materiais, mão-de-obra e encargos sociais, acrescidas apenas de 15%”; “3. O empreiteiro vai para a rescisão de contrato”, fazendo usufrutos dos direitos em contrato. Assinado pelo empreiteiro, Manuel Rodrigues Leão.

1979.12.06 – Resposta à deliberação de reunião da Câmara Municipal de Beja (de 24 de outubro de 1979), transcrita: “Aplicação de multa por falta de cumprimento de prazos na execução da obra de construção da Casa da Juventude”. O empreiteiro contesta a multa, referindo variadas correspondências anteriores a elucidar a situação, isentando-se das culpas relativas aos atrasos. Assinado pelo empreiteiro, Manuel Rodrigues Leão.

1980.06.17 – Em resposta ao grande número de correspondência enviada por Manuel Rodrigues Leão, empreiteiro da obra, o Presidente da Câmara de Beja encerra oficialmente os trabalhos com o mesmo: “Após o cumprimento de todas as formalidades referidas neste ponto, considerará esta Câmara encerrado o processo desta obra no respeitante ao adjudicatário Sr. Manuel Rodrigues Leão”. Assinado pelo Presidente da Câmara de Beja, José Reis Colaço.

1980.11.11 – Raúl Hestnes Ferreira confirma a entrega, no mesmo dia, de três cópias e originais do projeto para o novo concurso para a conclusão do corpo principal e execução do pórtico, palco exterior e bancadas. Assinado pelo arquiteto, Raúl Hestnes Ferreira.

1981.03.11 – Em carta dirigida ao Presidente da Câmara, Manuel Rodrigues Leão opõe-se ao acerto final de contas (Ofícios n.º 3255 de 29/12/80 e n.º 459 de 17/02/1981). Refere o parecer técnico e as variadas cartas (em anexo), enviadas a contestar multas e atrasos na empreitada. Faz o pedido para que a Câmara e a FAOJ revejam a posição quanto ao pagamento. Assinado por Manuel Rodrigues Leão.

1983.03.24 – Raúl Hestnes Ferreira comunica que existe, ainda, “uma certa indeterminação quanto à forma final do seu Pórtico de Entrada”, apesar da fase avançada, final, até, da execução da obra. Solicita uma reunião de trabalho com a presença da fiscalização, de modo a decidir as questões pendentes e orientar a execução. Assinado pelo arquiteto, Raúl Hestnes Ferreira.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Casa da Juventude de Beja - Empreitada. Accessed on 20/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/25218/casa-da-juventude-de-beja-empreitada

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).