Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Projecto Edifício da Junta de Freguesia de Meimoa

Pasta cinza contendo documentação textual e gráfica referente ao projeto de construção da sede da Junta de Freguesia de Meimoa, concelho de Penamacor.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1979-1981
Localização Referida
Referência Inicial
Fundo Câmara Municipal de Penamacor. L/ Urbanismo, L/B Estudos e Projectos, registo 1690, pt. 13
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1979.02.26
Última Data Registada no Processo
1981.10.12
Promotor
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Síntese de Leitura

1981.10.12: Memória descritiva assinada por J. S. Ramalho Eanes, referente à construção da sede da Junta de Freguesia de Meimoa. O estudo e elaboração do projeto foi solicitado pela Câmara Municipal de Penamacor ao Gabinete de Apoio Técnico de Castelo Branco. Trata-se de um edifício com funções administrativas e também de centro cultural e recreativo. Possui apenas um piso e desenvolve-se em L. A compartimentação respeitou as funções e procurou-se separar a zona de circulação do público da zona necessitada de silêncio. Integra hall, secretaria, gabinete do presidente, sala de reuniões, biblioteca, 2 wc e sala de convívio. Identificam-se os materiais. Em anexo, existem peças desenhadas, datadas de 26 de fevereiro de 1979: planta de localização (na Rua Principal), planta geral, plantas (fundações, piso, cobertura) e alçados. Estão também incluídos cortes, com a mesma data, nos quais se identifica a existência de um segundo piso, com indicação de se tratar do projeto de construção do centro de dia.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Projecto Edifício da Junta de Freguesia de Meimoa. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/36731/projecto-edificio-da-junta-de-freguesia-de-meimoa

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).