Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Junta de Freguesia de Águas

Pasta cinza com documentação textual e gráfica referente ao projeto do edifício da Junta de Freguesia de Águas, no concelho de Penamacor. Integra correspondência e projeto, bem como um desenho relativo ao projeto tipo de Polidesportivo Coberto da década de 1970, da Direção Geral dos Desportos / Ministério da Educação e Investigação Científica.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
CorrespondênciaTipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Edifício da Junta de Freguesia de Águas
Anos Início-Fim
1978-1979
Localização Referida
Referência Inicial
Fundo Câmara Municipal de Penamacor. M/Obras, M/A Edificações Municipais, registo 1890, pt. 15
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1978.06.12
Última Data Registada no Processo
1979.04.08
Promotor
Projeto de Arquitetura (Autoria)
João dos Santos Ramalho Eanes Engenheiro Chefe STF/MJDCB 1978Pessoa
Intervenção / Apreciação
José Pinto 1979Pessoa
Alfredo Resende Engenheiro Diretor DECB 1979Pessoa
Síntese de Leitura

1978.06.12: Planta de localização, assinalando o edifício a vermelho junto da Estrada Municipal n.º 565, nas imediações do cemitério e da igreja. Possui indicação dos Serviços Técnicos de Fomento da Junta Distrital de Castelo Branco, processo 133/78. Existem mais desenhos desta data, com cabeçalho da Junta Distrital e assinatura do engenheiro chefe desses serviços, J. S. Ramalho Eanes: planta topográfica, plantas do edifício incluindo fundações e cobertura, alçados e cortes.

1978.11.14: Memória descritiva e justificativa assinada pelo engenheiro chefe J. S. Ramalho Eanes, referente ao projeto de construção do edifício para a sede da Junta de Freguesia de Águas. Assinala o esforço que tem vindo a ser empreendido pela CMP para dotar as povoações do concelho “com edifício que, para além do normal funcionamento das Juntas de Freguesia, disponham ainda zona para a utilização da população nos seus tempos livres”. O edifício terá dois pisos, distribuídos da seguinte forma: no 1.º piso planeia-se um amplo salão de festas com palco, sala de fumo e instalações sanitárias, e no 2.º piso localizar-se-ão dependências da junta (secretaria, sala de reuniões), gabinete médico, enfermaria, instalações sanitárias e arquivo. São descritos os materiais e processos construtivos. O orçamento ascende a 2.1403.800$00. Possui cálculos de betão armado.

1979.01.04: Ofício do Presidente da Câmara Municipal de Penamacor (CMP), José Pinto, solicitando ao Ministro da Habitação e Obras Públicas comparticipação para execução da obra do edifício da Junta de Freguesia de Águas, dado que a autarquia não consegue tomar o encargo total.

1979.04.08: Alfredo Resende, Engenheiro Diretor da Direção de Equipamento de Castelo Branco, comunica ao Presidente da CMP que o projeto da Junta de Freguesia de Águas deve ser revisto de acordo com um despacho recente, que transcreve: “os edifícios destinados a Juntas de Freguesia não devem misturar-se com outro equipamento social; se se pretender construir uma sede para a Junta de Freguesia haverá lugar para se prever: um gabinete para a Junta, um gabinete para atender o público, um salão para as reuniões da população, um arquivo, instalações sanitárias e uma zona para biblioteca”.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia de Águas. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/37531/edificio-da-junta-de-freguesia-de-aguas

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).